sábado, 31 de dezembro de 2016

 PRIMEIRO PLANO - Prof. Leunam Gomes (*)

Li, recentemente, sobre os perigos do consumo de margarina. Lamentavelmente, em muitos lugares, usam-na e vendem como manteiga. Na realidade, é um veneno.

O Senador Aécio prestou depoimento à PF no mais absoluto segredo. Por que acontece tanto estardalhaço com políticos de outros partidos?  Discriminação e protecionismo?

E, pelo que se sabe, há muitos processos contra o senador mineiro e delações sobre exigências e recebimento de propinas.

Por falta de argumentos convincentes, há quem defenda o Presidente da República, em exercício, pelo uso de mesóclises. Uma qualidade excepcional!

Há pouco tempo, através da professora Ana Célia Dutra, que existe uma pousada nas proximidades do Frade de Pedra, em Itapajé. O acesso, só com carros potentes.

Nesta quarta feira, dia 28, faleceu em Fortaleza, o guaraciabense Manoel do Nascimento Oliveira, na foto com os filhos Dr. Ferdinando e Maria dos Prazeres. 

Saiu de sua terra, na década de 60, por razões políticas. Viveu com muita dificuldade para cuidar de uma grande família, mas venceu todos os obstáculos. Estudou junto com os filhos.

Os filhos seguiram-lhe os exemplos e se transformaram em profissionais de muito sucesso profissional. Um deles é o dr. Paulo Ferdinando Melo Oliveira, médico renomado.

Na contramão do que pensava o seu conterrâneo Paulo Freire, o ministro da Educação quer afastar o trabalhador da escola. Defende o fim do ensino noturno.

Tem-se a ideia de que o ministro nunca ouviu falar de Paulo Freire que, há mais de 50 anos, elaborou um projeto de erradicação do analfabetismo de adultos.

O Projeto foi solicitado pelo Presidente João Goulart, a partir da experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte. A ditadura de 64 cancelou  a execução.

No governo atual, o ministro paralisou o Programa Brasil Alfabetizado que cuidava dos jovens e adultos.  Que princípios regem essa gestão, se o analfabetismo é a expressão da desigualdade?

Francisco Baltazar Neto, transformou um sítio, nas proximidades de Guaraciaba do Norte, limite com Reriutaba, no Urubu Ecoparque que virou grande atração.

Além de excelente ponto para saltos de várias modalidades, o local possibilita uma vista panorâmica que engloba mais de dez localidades vizinhas da Serra da Ibiapaba.

Os alunos do curso de Direito da UVA estão entre aqueles que mais são aprovados nos exames da OAB. Graças à competência dos gestores. Parabéns aos colegas, Timbó e Fabiano.


(*) LEUNAM GOMES - Ex-aluno dos seminários de Sobral e Olinda, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Professor aposentado da UVA, Mestre em Gestão e Modernização Pública, Radialista, autor dos livros: SEMINÁRIO DE SOBRAL-AD VITAM-65 DECLARAÇÕES DE AMOR, PROFESSOR COM PRAZER é UM HOMEM DE PALAVRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário