quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Dom Paulo Evaristo Arns completa 40 anos como cardeal da Igreja

Aos 91 anos, Arns vive recluso em convento em Taboão da Serra.
Padre próximo conta que Arns se dedica a leituras e é atento às notícias. 

Do G1 São Paulo
Dom Paulo (Foto: Reprodução)Dom Paulo Evaristo Arns, durante entrevista
concedida em 2004 (Foto: Reprodução)
O arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, completa nesta terça-feira (5) 40 anos como cardeal da Igreja Católica. Ele foi nomeado em 1973 por decisão do papa Paulo VI. Dom Paulo, franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), é aos 91 de idade uma das figuras mais relevantes da Igreja Católica no Brasil.
Ele vive em uma casa onde funciona um convento em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, com áreas verdes onde faz caminhadas, e não concede entrevistas. O cardeal leva uma vida reclusa e dedicada à oração, tal qual o papa emérito Bento XVI desde a última sexta-feira em Castel Gandolfo, na Itália.
“Ele está bem de saúde e de disposição. Tem um estilo de vida monástica, contemplativa, com suas leituras. Ele revê seus estudos sobre seu doutorado na Sorbonne, com leituras dos santos padres, leituras em grego”, afirma o cônego José Bizon.
O religioso afirma que visita Dom Paulo uma vez por mês, mas que não tiveram contato após a renúncia do papa Bento XVI. No entanto, afirma que Arns certamente acompanha este e outros assuntos do mundo e da cidade de São Paulo pelos meios de comunicação.
Numa tentativa de interpretar o pensamento de Arns, Bizon afirma que o cardeal talvez defenda que o novo papa “volte seu olhar mais para o terceiro mundo e seja capaz de dialogar com a modernidade”.
Bizon acompanhou o encontro de Arns e Bento XVI em São Paulo em 2007 e afirma que o cardeal ficou impressionado com o hoje papa emérito.  Do Mosteiro de São Paulo, onde ficou hospedado, Bento acenava para o público, comportando-se como um pastor. “O novo papa deverá ser um intelectual, com uma boa formação teológica, filosófica, que viva profundamente uma espiritualidade e que seja um pastor disposto a olhar todas as necessidades atuais”, disse Bizon, citando o provável pensamento de Arns.
Dom Paulo participou dos dois conclaves de 1978 nos quais foram escolhidos os papas João Paulo I e João Paulo II. Em 2005, na escolha de Bento XVI, ele não votou por já ter superado os 80 anos.
Biografia
Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em 1921 em Forquilhinha, em Santa Catarina, e é filho de uma família de imigrantes alemães. Ordenado sacerdote em 1945, ele foi estudar na Sorbonne, em Paris. Formou-se em estudos brasileiros, latinos, gregos e literatura antiga.
No Brasil, foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 60 e 70 e se destacou por sua luta política contra as torturas praticadas pela ditadura, para que documentos não fossem eliminados e também a favor do voto, nas Diretas Já.
O sobrinho dele, Flávio Arns, atualmente vice-governador do Paraná, afirma que o trabalho de Arns é “extraordinário”. Ele cita a decisão de Dom Paulo de vender o palácio onde bispos moravam e mudar-se para um sobrado. “Com isso ele ajudou a organizar as comunidades eclesiais de base, para ter recursos, organização”, disse Flávio.
O sobrinho destacou ainda a participação durante a ditadura militar, lembrando que em homenagens feitas no Congresso, deputados e senadores disseram que estavam vivos graças a Dom Paulo.
Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde se realizada trabalhos humanitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário