sábado, 4 de junho de 2016

FOLCLORE

O estudo dos elementos que formam hoje o campo do Folclore, por muitos séculos, a denominação de antiguidades populares e, posteriormente, tradições populares. A partir de 1807, adotou-se, também, etnografia, usada por Campe, lexicógrafo alemão, com o sentido de “descrição de povos”. Na Espanha foram propostas do modo que pediam as tradições populares; na Alemanha, volkskunde e volkihre; em Portugal, demótica e etnografia; na Itália, etnografia, demospsicologia, ciência dêmica; na França, antropologia, demopsiquia, tradicionalis, oui-dire.
Portando quando indagamos, apartes e debatemos palestras sobre folclore a uma clientela heterogênea têm demonstrado como se pensa, como se conjectura sobre o assunto.


ELEMENTOS FORMADORES   DO FOLCLORE BRASILEIRO.


Quando se diz que a formação da cultura folclórica brasileira é devida ao Português, ao Negro e ao Índio, a imagem se apresenta como idéia de homogeneidade das três etnias, uma de cada continente.
Os Portugueses passando a cultura européia por serem os nossos descobridores.
O Negro, vindo da África, também instalou aqui os seus costumes.
O Índio era um autóctone ou veio de outras partes do mundo? Entre as suposições estabelecidas para explica-los a sua presença, a de maior aceitação é a de que descende de raça mongólica e teria atravessado o estreito de Behring. Seu padrão cultural corresponderia ao neolítico ou mesolítico.
A Geografia Humana, e os tipos brasileiros, Gaúchos, Vaqueiros, Baianos, Caipira, Tropeiro, Jangadeiro etc. e a Geografia Física, Praias, Sertões, Grutas, Lagoas, Montanhas, zonas de Pastoreio, de Mineração, da Agricultura etc., são explicadas pela literatura oral.
        
LITERATURA ORAL

Temos dentro deste contexto, a Poesia o Romance e outros.
A LITERATURA DE CORDEL denomina-se literatura de cordel a poesia apresentada em pequenos folhetos exposta sobre um Cordel para comercialização nas feiras.
As poesias escritas atualmente de preferência em sextilhas sempre contam em seus versos, flagelos de natureza, cangaço, tragédias, acontecimentos raros que ofereçam humor e recreação.
É uma forma poética de valor inestimável para o estudo da língua, permitindo abordar a temática, e o vocabulário, composição estrófica, rima prosódia e igualmente a forma musical do acompanhamento.
O DESAFIO é o encontro de dois cantadores que desenvolvem um duelo poético, em versos, apoiada, uma parte no dizer comum e tradicional dessa pelejas, dependendo a outra da criatividade, do improviso.                                   
Várias danças brasileiras comportam o desafio, como a cana-verde, calango, cururu, batuque etc.
REPENTE, ainda que o cantador de desafio seja um improvisador, o título que almeja é o repentista, porque a esta é conhecido o galardão maior do poeta, daquele que em qualquer situação, expressa, com a beleza o espírito alerta ao seu pensamento. Ao repentista é oferecido um temam a ser desenvolvido livremente, mas também lhe oferta o MOTE, dístico, quadra a ser glosado com as regras costumeiras.
DÉCIMA é o nome próprio da estrofe de dez versos que passou a denominar outras formas estróficas com narrativa cantada.
Há décimas amorosas, sentimentais as rabelaisianas que levam ao imensurável os atributos de pessoas e animais.
TROVA, singela e a mais comum das formas poéticas, a trova é uma estrofe de quatro versos de 7 sílabas, com rima no 2° e no 4°.   


                          MÚSICAS FOLCLÓRICAS

È a música do povo, melodia, harmonia e ritmo, sem autoria conhecida, transmitida oralmente e integrada no contexto do meio folk, linguagem cultural que veicula expressões em momentos e finalidades determinadas. Tem características próprias e sai através da voz humana ou de instrumentos musicais, sendo estes os mais comuns: tambores, pandeiro, adufe, bumba, caixa, zabumba, cuíca, viola, cavaquinho, violão, rabeca, berimbau, flautas, buzina, apito, berra-boi, sanfona, bastões, chocalhos. Como conjunto instrumental, a Banda Cabaçal, (banda de pífanos, banda de couros, zabumba), formada por dois pífanos, um zabumba e uma caixa, variando com pandeiro, triângulo e prato.

DANÇAS FOLCLÓRICAS

Dança folclórica e a manifestação de um grupo de estrutura simples, apenas mestre e dançadores, com coreografia própria, sem texto, dramático, com ou sem indumentária determinada, grupo por vezes aberto, permitindo a inclusão de outras pessoas (ciranda, coco, jongo).O seu estudo pode ser realizado: a)pela sua forma – roda, roda com par ao centro, roda de pares, fileiras, par solto, par unido, conjunto etc.;b) quanto à finalidade (rituais, de intenção religiosa, profana); c) quanto a possível origem ou influencia (européia, africana,indígena).Dada a mobilidade do grupo humano, as danças folclóricas podem ocorrer em qualquer região, havendo, entretanto, razões que fundamentam a área do batuque, do jongo, do coco etc.
Em listagem sumária, são estas as danças folclóricas brasileiras: ciranda, cana-verde, catira ou cateretê, cururu, coco, baião, xaxado, balaio, dança de São Gonçalo, batuque, congada, Moçambique, pau-de-fita, vilão quadrilha, maracatu, samba, fandango (série de danças do sul), chula, xiba, xotes, polca, mazurca, lundu, dança de Santa Cruz, carimbó, siriá, retumbão, maculetê, dança dos velhos, torém, mineiro-pau, frevo, corta-jaca, miudinho, ciriri, maxixe etc.

              FOLGUEDOS FOLCLÓRICOS

O grupo de folguedo tem uma estrutura complexa, com mestre, dançadores, personagens com hierarquia e atuação definida, indumentária determinada, elementos tradicionais, ensaios, parte dramática, grupo fechado sem a participação de outras pessoas.
O folguedo do boi (com denominações e enredos diversos), existe em todos Estados.
Os folguedos de maior incidência são: guerreiros folia de reis, caiapó, reisado, reis de boi, pastoris, caboclinhos, alardo, tapuios, chegança, marujada, fandango (do Nordeste), nau catarineta, cavalo marinho, pássaros, tribos, cavalhadas etc.
Identificação do folguedo: folia de reis, boi-pintadinho,bumba-meu-boi,boi-bumbá,boi-de-mamão,pastorinhas, reisado, folia do divino.

   CONCLUSÃO SINTÉTICA

A formação de nossa cultura é originada de vários costumes, tendo-se em vista que o Europeu aqui nos influenciou, a partir do nosso descobrimento. O Africano que veio trazendo as suas influencias que ainda predominam no nosso meio cultural, como: as crendices, muitas de nossas danças, comidas, músicas, etc.
O Índio o nosso primitivo com as suas manifestações culturais, como a dança, alimentação, modo de vestir e de agir, contribuiu fortemente para formação de nossas tradições.
Frutos de uma miscigenação que somos temos, portanto a influencia de três diferentes raças que nos condiciona uma cultura bem variada e cheia de implementos que até hoje predomina no nosso

Povo.
A Literatura aqui pautada está sempre direcionada a influencia dos Portugueses onde foram consagrados grandes mestres de uma Literatura ainda hoje questionada nos meios literários de nossa gente.
As músicas e danças todas se mesclam com o Europeu, Africano e Indígena.
 

                                      Francisco Melo
                                      Março, de 2.001.



Nenhum comentário:

Postar um comentário