terça-feira, 10 de maio de 2016

PLANTA DA CIDADE

No inicio da administração encarregou-se o Engenheiro João de Carvalho Aragão de levantar gratuitamente a planta da cidade. Serviço que foi executado com todo carinho e proficiência. Em elegante quadro postado no salão da Prefeitura, vêm-se as divisões dos novos quarteirões, ruas e praças demarcadas, em harmonia com as quais estão se fazendo as atuais construções. De futuro, quando for possível a Prefeitura desapropriar algumas ruas e casas velhas para substituir pelo novo traçado, se poderá aquilatar do beneficio espontâneo que aquele patrício ofereceu á coletividade ipuense.

CADEIA PUBLICA

A antiga penitenciaria de Ipu, construída no tempo do Império, está encravada no centro da cidade. Nela eram encarcerados os criminosos e também detidos os presos correcionais, loucos, etc. visinha ás principiais ruas da Praça Abílio Martins, sem higiene, antiestética, exalando insuportável mau cheiro, oferecendo um aspecto funesto, permanecia o velho pardieiro municipal.
Um dos Prefeitos de outrora teve a idéia de edificar a nova penitenciaria e para tal fim deu inicio aos trabalhos em 1925, orientado por uma planta conseguida de Fortaleza. Ao ser apelado do poder deixou o serviço bem começado e o material apto para a conclusão devidamente aparelhado, aguardando apenas que o sucessor continuasse a obra por tantos títulos recomendável. Em Ipu, infelizmente, (Patriotismo Esquisito)


Nenhum comentário:

Postar um comentário