sábado, 21 de maio de 2016

IREI POSTAR AQUI NO FACE TODA HISTÓRIA DE COMO COMEÇOU A AFAI E AILCA.

Assim Nasceu a Associação de Filhos e Amigos de Ipu – AFAI.

                                         

(Prof. Francisco Mello)

Festa de Janeiro. Vinda de muitos filhos de Ipu e alguns amigos para assistirem os festejos do nosso Padroeiro São Sebastião.

Encontro nos Bares. Visitas às casas dos amigos aqueles do tempo de Escola, do Futebol, dos passeios na Bica, Gangão, enfim das SERENATAS.

Uma noite quando este escriba levava ao Ar um programa de músicas do passado, intitulado Noite de Saudade recebi a visita de vários amigos que estavam em visita a nossa bela e encantadora IPU prestigiando a festa do Mártir Santo e aos seus familiares e amigos.

Tatais com sua Flauta e Gata de boca se fez presente acompanhado do melhor Violão de Sete Cordas do Brasil, Alencar Soares.
Em seguida marcou presença o Abílio Lourenço, Boris e outros.
Depois de conversamos e tocar bastante chega o então Prefeito Simão Martins.

Logo foi saudado pelo apresentador do programa.
Conversa vai e conversa vem eu na qualidade de Apresentador do Programa falo sobre a criação de uma Noite para que os Ipuenses e visitantes e amigos do Ipu pudessem se confraternizar e se encontrarem para botar como diz comumente os papos em dia.

Indaguei várias vezes e o nobre Prefeito mudava completamente o assunto, assim fiz várias e quando ele bem entendeu disse já no fim de sua participação o que depois de algum tempo o locutor/repórter não fez mais nenhuma interpelação ele resolveu a falar sobre o assunto dizendo que ia criar sim noite e que se chamaria “A Noite dos Conterrâneos”, se passaram três anos e ele nada criou. Despediu-se e o apresentador como forma de protesto pediu no ar, ao sonoplasta que colocasse a música a Valsa da Despedida e assim foi feito. (tenho a gravação de todo programa nos meus arquivos).

Os tempos mudaram e veio a eleição do Marcelo Carlos que logo em seguida licenciou-se passando o cargo para sua Vice Antonia Bezerra Lima Carlos.
Tinha sido nomeado para o Departamento de Cultura do Município e cuidei logo de articular junto a Prefeita a criação da Noite do Reencontro. E assim foi feito Toinha entusiasmada com o projeto da Noite não mediu esforços para a realização que batizamos de Noite do Reencontro.

Fizemos uma carta convite aos Ipuense distantes e também alguns aqui residentes.

Mostro aqui o modelo original da correspondência enviada. 

Ao

____________________________________


Prezado Conterrâneo,

O Governo Municipal, através do Departamento de Cultura do Município, está programando para o dia 18 de janeiro de 2002, “A Festa do Reencontro”, querendo contar com o maior número de filhos e amigos de Ipu, ausentes e presentes para tão apoteótica efeméride. Será um encontro repleto de felicidade e de muita saudade. Oportunidade que teremos para falar do que gostamos rever a cidade, os amigos que se encontrarão num abraço imenso.
O local de tão simpático evento será no Quadro da Igrejinha, onde armaremos um palco para as mais diversas apresentações e que também ficará a disposição dos presentes vários instrumentos musicais.

Como parte inicial teremos a Novena. Solenizada pelo Coral Municipal e assistido por todos os visitantes que estiverem presentes. Será uma Novena com as músicas tradicionais dos Festejos de São Sebastião.

Como parte da liturgia da Igreja estamos convidando os Sacerdotes filhos de Ipu para solenizar esta noitada.

 No Quadro teremos a Palavra da Prefeita Municipal oficializando a nossa festa.·.

Uma outra palavra  será do Dr. Thomaz de Araújo Corrêa.

Palavra Facultada.

Contamos com sua presença.

Participe, Venha e Vibre Conosco.

Antonia Bezerra Lima

Prefeita Municipal de Ipu.
Departamento de Cultura Municipal.

Ipu, dezembro de 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário