quinta-feira, 12 de maio de 2016

“A ILUMINAÇÃO ELETRICA EM IPÚ COMO DECORRERAM AS FESTIVIDADES COMEMORATIVAS – DETALHADA E COMPLETA REPORTAGEM DE” NAÇÃO “NO LOCAL – SESSÃO CIVICA, BAILE, SOLENIDADES, TUDO ASSISTIDO POR MAIS DE CINCO MIL PESSOAS.”

Conforme noticiamos, realizaram-se no domingo passado, 20 do corrente, a grande festividade comemorativa da inauguração de eletricidade na rica e prospera cidade do Ipu, uma das mais adiantadas na margem da Estrada de Ferro de Sobral. A inauguração do importante melhoramento local assinalou um acontecimento social de maior repercussão, podendo-se afirmar que há muitos anos não se verificava em qualquer cidade daquela zona tão grande comemorações e manifestações populares. As festas foram assistidas por incomputável massa popular, havendo quem calculasse ter-se reunido em Ipu, com a população local, cerca de quinze mil pessoas.
De Fortaleza partiram quinta-feira, em automóvel, a fim de assistir à inauguração, os Srs. Otávio Ferreira, José Thomé de Saboia, Josias Pereira, Paurilo Barros, Saturnino Memória, Renato Menezes, Aloísio de Castro Correia e Edmar Morel, nosso auxiliar e representante desta folha. No dia seguinte, cerca de 20 horas, á chegada dos viajantes, que foram encontrados em “Bonito” por um grupo de pessoas gradas do Ipu, composto dos Srs. Auton Aragão, Joaquim Lima, prefeito local, Adalberto Aragão, Dr. Francisco Araújo e Oswaldo Araújo secretários da Prefeitura, já se notava o ar festivo que dominava a população ipuense.
Á noite na residência da conceituada família Coelho, foi servido lauto jantar aos excursionistas, os quais assistiram após, a uma sessão no cinema local. – VISITA Á USINA – no sábado pela manhã o nosso representante com os demais viajantes da Capital e em companhia dos Srs. Joaquim Lima, Prefeito, e Auton Aragão, visitou as instalações da Usina e a calha de captação d’água, que parte da famosa Bica do Ipu, onde dizem que Iracema tomava banho. Em seguida á visita, o Sr. Auton Aragão conduziu os excursionistas ao belo sitio “Ipuçaba”, aí oferecendo boa “jucaina” e ótimo banho.
A impressão que as instalações da Usina deixam no visitante é a melhor possível. O contrato para a instalação elétrica de Ipu, iniciativa útil e patriótica da firma Coelho, Ferreira & Companhia de nossa Praça, foi assinada durante a gestão Manuel Victor de Mesquita, na Prefeitura local. Os trabalhos de instalação foram iniciados no mês de janeiro do corrente ano, sendo temporariamente fiscalizados pelo Engenheiro Especialista Sr. Hermann Schroeder, da Companhia Brasileira de Eletricidade “Siemens-Schurkert-S. A., do Rio de Janeiro, de que é representante nesta Praça a firma J. Thomé de Saboia & Companhia, a qual forneceu todo o material para a instalação da Usina. Foi dificílima a colocação dos tubos de adução nos rochedos quase verticais, não se verificando, entretanto, nenhum acidente sendo preciso à intervenção do Sr. Francisco Carvalho Aragão, nas confecções das calhas que movimentariam a turbina que fazia gerar a energia elétrica, A Usina ficou colocada em parte bastante elevada da serra, distante cerca de hora e meia de viagem da cidade, a qual se tem acesso por uma estrada muito íngreme”. O Sr. Francisco Carvalho Aragão passou a residir na Várzea do Jiló em 1930vindo de Parnaíba PI>

A casa de força foi construída em cimento armado, sendo os maquinismos dos mais modernos e aperfeiçoada, não produzindo trepidação alguma na luz, deslocando força de 70 h; p. que pode ser elevada de 30%. A queda d’água geradora de força se desprende de uma altura de 178 metros, em canos de ferro de 4 polegadas e daí represando-se num reservatório, do qual escorre em calha de alvenaria, trabalhos de operários braçais, numa extensão de 1516 metros. O cano de descarga atira água numa distancia de mil metros. A montagem da Usina foi feita sob a direção do Sr. José Bernardino da Costa, técnico da casa J. Thomé de Saboia & Companhia. Da Usina a força é levada à cidade em cabos condutores, já tendo aí instalados 124 postes de iluminação publica, sendo maior ainda o numero de ligações particulares, utilizando lâmpada Osram, por meio de corrente alternativa.
Como se vê, os serviços da Usina Ipu, são moderníssimos e perfeitos, podendo-se dizer que dos Estados do Norte é a melhor instalação desta natureza, quanto à altura da queda d’água e ao volume de energia produzida – AS FESTAS INAUGURAIS – no domingo 20, como dissemos, teve lugar à inauguração da iluminação elétrica, acompanhada de grandes festas. Pela manhã a cidade foi desapertada logo às cinco horas com o espocar de grandes girândolas de foguetes e ao som da banda de musica local, executando musicas de seu repertorio.
Às seis horas foi hasteado o pavilhão nacional na fachada da Prefeitura, ao som do Hino Nacional, cantado pelos alunos das Escolas Reunidas. Às sete horas foi celebrada missa solene na nova Igreja Matriz, assistida por cerca de 1200 fieis, sendo oficiante o vigário Pe. Gonçalo Lima, que produziu eloquente oração. Daí por diante a cidade viveu horas de intensa animação, chegando de instante a instante, forasteiros de todas as partes, recebidas com grandes demonstrações de Jubilo. Reinou sempre a maior ordem, não tendo as autoridades policiais para mantê-la, feito uma só prisão. Ao meio dia, na residência da respeitável matrona, D. Osória Coelho, realizou-se lauto almoço, no qual tomaram parte os excursionistas de Fortaleza, inúmeros cavalheiros e senhoritas da sociedade local e das cidades vizinhas.
Às duas horas perante numerosa massa popular realizou-se a benção da Usina, sita na Rua Major Liberalino, tocando as bandas de musica de Ipu e Santa Quitéria. Às duas horas e trinta minutos chegava de Sobral um trem especial, inclusive magnífica orquestra, sendo recebidos festivamente na Estação. Às cinco horas e meia reuniu-se incomputável massa popular no Jardim de Iracema, vendo-se os alunos e professoras do local e das Escolas Reunidas, para assistir ao ato da inauguração da iluminação elétrica.
Viam-se no centro da grande multidão as seguintes pessoas: Joaquim Lima, Prefeito Municipal; Tenente Hermógenes de Aquino, Prefeito de Crateús, Tenente João Vieira, Prefeito de S. Benedito; José Oswaldo de Araújo; secretario da Prefeitura; Abdoral Timbó, Procurador da Prefeitura; Dr. Edgard Pessoa, representante do Sr. Interventor Federal e do Sr. Secretario do Interior e Justiça; Pe. Gonçalo Lima, representante do Sr. D. José Tupinambá da Frota; Pe. Nelson Mota, representante do Município de Campo Grande; Pe. Januário Campos, representante do Prefeito de Santa Quitéria; Vicente de Paula Pessoa, representante do Prefeito de Sobral e da “Ordem”, jornal que se edita naquela cidade; Francisco Martins, representante do Prefeito de Ipueiras; Francisco Carvalho Dias, representante do Prefeito de Massapê; Oscar Coelho e Joaquim Ferreira, representantes da firma Coelho, Ferreira & Cia., contratante da instalação da Usina Elétrica; Dr. Leocádio Araújo; Edmar Morel, representante da “Nação”; Dr. Leonardo Mota; Antero de Castro, representante da “Imprensa”, de Sobral; Dr. Francisco Araújo, representante da “Comarca”, de Sobral e inúmeras outras pessoas gradas, cujos nomes não conseguimos anotar. Usando da palavra o Sr. Oscar Coelho, da firma Coelho, Ferreira & Cia., fez entrega á Prefeitura do importante melhoramento, pronunciando eloquente discurso, sendo muito aplaudido. A seguir falou o Prefeito Joaquim Lima, que agradeceu àquela firma o importante melhoramento com que acabava de dotar o Ipu, demorando-se em longo e substancioso discurso, cujas ultimas palavras foram abafadas por prolongados aplausos.
Falaram ainda o Dr. Francisco Araújo, conceituado médico ipuense, que se congratulou com os seus conterrâneos pelo importante serviço concluído e inaugurado, e o menino Francisco Vale, aluno do, em nome dos seus colegas, encerrou-se a sessão com o Hino Nacional cantado pelos colegiais presentes. No momento de serem acessas as lâmpadas das ruas, os automóveis, fábricas, Usinas da cidade buzinaram ensurdecedoramente no mais indescritível jubilo, que atingiu a um entusiasmo quase delirante.
Pouco depois as bandas de musica local e de Santa Quitéria iniciaram magnífica retreta assistida por enorme multidão. A cidade ficou inteiramente repleta de forasteiros, não havendo um só cômodo desocupado nos hotéis, nem nas casas de famílias. – O BAILE NO PALACETE BRANDÃO DIAS – A nota culminante dos festejos foi dada domingo á noite na residência da Exma. Sra. Da. Ida Brandão Dias, onde se realizou um animadíssimo e distinto baile.
A cidade de Ipu não tem memória de haver assistido nestes últimos anos uma festa elegante de tanto brilho e animação. Os salões da aristocrática residência, caprichosamente decorados, ornamentados com o mais fino gosto, profusamente iluminados, abrigaram uma sociedade seletíssima e numerosa, que durante as horas da noite de domingo fluiu os encantos e as delicias de uma festa encantadora sob todos os pontos de vista.
A decoração desses salões dava-lhe um aspecto irreal e lindo, notadamente o decorado em estilo japonês, que impressionava pela beleza do conjunto, e onde tocou a orquestra de Sobral. A par da elegância e do bom gosto da inesquecível reunião mundana, a família Brandão Dias cumulou os seus convidados de gentileza, oferecendo-lhes doces e bebidas finas, em profusão, cativando os presentes. Finalmente quando já ás seis horas da manhã soou a ultima nota musical para a derradeira contradança, não havia quem não manifestasse as deliciosas impressões e as saudades sem fim daquela noite de sonho.
Ainda na segunda feira houve outros festejos, em homenagem aos visitantes, destacando-se um almoço na residência do Sr. José Euclides Coelho e um baile á noite no Palacete Brandão Dias. “Na terça feira finalmente os excursionistas deixaram a cidade de Ipu, rumo a Fortaleza trazendo a mais grata impressão do fidalgo acolhimento e da cativante hospitalidade da população ipuense.”
Ipu rejubila-se de possuir a melhor instalação elétrica desta zona, a qual em 1954 ficará pertencendo ao patrimônio do município, segundo as clausulas contratuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário