sábado, 30 de abril de 2016


NECROTÉRIO-IPU

Por representação do médico da Comissão Rockfeler, Dr. Guilhermino Silveira, encaminhou a Prefeitura de Ipu ao Departamento dos Negócios Municipais o pedido de abertura de um crédito especial para a construção de um Necrotério no cemitério Público da cidade, destinado ao serviço de viscerotomia.
O departamento, em ofício nº 348, de 23 de março do corrente ano deu plena autorização, e a Prefeitura empossada da planta pelo mesmo fornecida, empreendeu a construção, que consta de um compartimento sobre as paredes dos lados Sul e Poente do atual cemitério.
 No interior do prédio existe uma mesa de cimento armado, com esgoto, para o serviço de viscerotomia. Possui aos lados seis venezianas e duas no fundo, e um único portão de almofadas.
Foi despendida a quantia de um conto cento e vinte e cinco mil e quatrocentos reis (1:125$400) na construção, a qual se terminou em 27 de setembro de 1934 e no mesmo dia foi visitada pelo Dr. Mario Franca, Diretor Interino da Comissão Rockfeler no Estado, que, por feliz coincidência, passava nesta cidade, e pessoalmente me veio agradecer a atenção dispensada á Comissão que representava. Eis o decreto que determinou a construção do Necrotério em apreço:
         DECRETO Nº 93 – Abre o crédito especial de 1:125$400 para a construção do Necrotério no cemitério desta cidade.
O cidadão Joaquim Lima, Prefeito Municipal de Ipu, por nomeação legal, etc., considerando ser de grande utilidade à construção de um Necrotério nesta cidade; considerando que a Comissão Rockfeler apelou para esta Prefeitura no intuito de realizar este melhoramento de real valor para a higiene; considerando que o Departamento dos Negócios Municipais em oficio nº 348, de 23 de março do corrente ano, concordou em ser aberto um credito especial para a edificação do Necrotério citado, em virtude de não haver no orçamento vigente verba para fazer ás despesas requeridas com a construção, decreta:
Art. 1º - Fica aberto o credito especial de 1:125$400 no atual orçamento do município para a construção de um Necrotério nesta cidade.
Art. 2º - O crédito referido será incluído no tit. III – Obras e Melhoramentos Públicos, criando-se para este fim, o inciso IX, que ao mesmo ficará pertencendo.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrario.
Prefeitura municipal de Ipu, 29 de setembro de 1934.
JOAQUIM LIMA, Prefeito Municipal.
José Araújo Mesquita, pela Secretaria.

Eis o seguinte, o teor do primeiro óbito que teve punção no Necrotério:
Nº 1536 – Maria Gomes, de três anos, filha de Raimundo Joaquim e de Francisca Gomes, falecida no lugar “Barra”, deste município. (*)
 (seria esse numero 1536 correspondente ao numero de mortos ou de óbitos?)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário