sábado, 23 de abril de 2016

Cláudio César Magalhães Martins.                                                                                                                  
 A sabedoria contida na frase acima, do ilustre jesuíta Pe. Antônio Vieira, que viveu no Brasil nos idos do século XVII, é mais atual do que nunca.?
Limitemo-nos à Operação Lava-Jato, que vem descobrindo roubos extremamente vultosos na Petrobras e em outras estatais brasileiras. Uma estimativa feita recentemente calcula em cerca de R$ 29 bilhões o total desviado por políticos, empresários e servidores corruptos. Para decepção nossa, o governo do país, a partir da gestão de Lula, patrocinou a roubalheira.?
A monumental crise que afeta o país no governo Dilma tem muito a ver com a corrupção generalizada que se instalou não apenas na Petrobras, mas em outras instituições do Estado, cuja missão é produzir bens em benefício da população.?
Vejamos agora a aplicação da máxima do Pe. Antônio Vieira ao momento atual.?
Grandes e ricos empresários, como Marcelo Odebrecht e Leo Pinheiro, encontram-se presos, sob ameaça de terem seus bens confiscados para cobrir os desvios praticados.?
Servidores graduados da Petrobras, como Renato Duque e Nestor Cerveró, são outros que, ao desejarem mais do que lhes convinha, amargam longos anos de cadeia, além do confisco de seus bens.?
Políticos importantes, como José Dirceu, Pedro Corrêa e Delcídio do Amaral, também foram parar na prisão, estando ameaçados de confisco de bens, além da perda de mandato (José Dirceu e Pedro Corrêa já o perderam).?
A presidente da República, Dilma Rousseff, que "fez o diabo" para reeleger-se em 2014, mediante a utilização de recursos oriundos de propina e de deslavadas mentiras, corre o risco real de sofrer o impeachment, além de ser condenada a pagar elevadas multas pelos crimes cometidos e perder seus direitos políticos. Seu antecessor, Lula, acusado por Delcídio de ser o responsável maior pela roubalheira que se implantou na Petrobras, está prestes a ir para a cadeia por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.?
Além das perdas materiais, os personagens supracitados, dentre outros, certamente perderão a credibilidade e os direitos políticos por 10 anos. Pergunta-se: valeu a pena tanta esperteza e ganância pelo poder e pelo dinheiro ??
Termino repetindo a sábia e profética frase do Pe. Antônio Vieira: "Quem quer mais do que lhe convém, perde o que quer e o que tem." Que a lição dos fatos sirva-nos de alerta para que nosso comportamento seja íntegro e de respeito às leis. Do contrário, as perdas que sofreremos serão grandes e inevitáveis.

Mais recentes de CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário