domingo, 20 de março de 2016


PEQUENOS FRAGMENTOS DE FELICIDADE

O que é felicidade pra você? Você é feliz? Você provavelmente já deve ao menos uma vez na vida ter feito essas indagações a si mesmo. A felicidade é uma coisa complexa, cada um tem seu jeito de ser feliz. Tem gente, por exemplo, que é feliz com muito pouco, e muitos que são felizes por muito. Tem gente que acha que felicidade é o dinheiro em si. Tem outros que acham que dinheiro não traz felicidade. Tem muitos que dizem que quem mora embaixo de uma ponte não é feliz, mas vá saber... A felicidade é uma experiência individual. Conheço um engenheiro que tinha uma vida bem sucedida, financeiramente bem estável, cidadão respeitado na sociedade, de repente, depois de uma desilusão amorosa, uma traição de sua esposa, ele abandona tudo e sai correr mundo, pois era seu sonho viajar a esmo. Comprou um daqueles trailers que tem tudo: cama, cozinha e banheiro, mandou a esposa passear com o Ricardão e foi viajar ao mundo. Foi do Rio Grande do Sul ao Canadá de trailer. Cruzou as Américas e realizou seu sonho. Isso foi felicidade pra ele. Ele transformou a sua desilusão amorosa em algo positivo.
Eu acredito que a felicidade é a simplicidade em si. Não acredito na felicidade dos filmes da sessão da tarde. A felicidade pode ser mais simples do que uma mansão com um Jaguar na garagem. Não que isso não seja. Tá certo é difícil alguém ser feliz pelado e cheio de contas pra pagar. Sim o dinheiro traz a felicidade, mas é apenas um dos caminhos. Tem jeitos mais simples de ser feliz, principalmente para aqueles que necessitam tão pouco como eu. Felicidade pra mim é tomar um banho de chuva no verão, felicidade pra mim e deitar na grama numa noite de primavera e olhar as estrelas, e ficar matutando imaginando como seriam os seres de outros planetas, felicidade pra mim é passear de bicicleta. (Sim, isso mesmo. Enquanto que para uns isso é uma coisa muito boba.) Felicidade para mim é acordar cedo pela manhã apavorado por estar atrasado para o trabalho, e de repente se dar conta que na verdade é sábado, então vira pro lado e dorme com um sorriso. Felicidade é brincar com meu cachorro. Felicidade é alguém que você gosta lhe receber de braços abertos após longos dias distantes. Existem outras coisa, aliás muitas outras. Poderia citar mais algumas: tomar sorvete sentado na varanda, comer bergamota no sol com os amigos... Enfim, uma lista enorme que para mim significa felicidade, ou alegria. O que para mim é a mesma coisa, afinal a felicidade é feita de momentos alegres. E o mais importante: isso tudo sai de graça, ou quase. Um bom sorvete não custa tão caro e a bergamota quando é época, o quilo é baratinho.
Mas e a tristeza? Bem, a tristeza faz parte. Como dizia o grande cantor Vander Wildner, "Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro". A tristeza também faz parte da vida, como reza a lei do I-Ching, tudo tem que ser equilibrado. Tem que ter um pouco de tristeza na vida sim, senão não se chamaria vida, se chamaria propaganda de margarina, ou paraíso. É que nem aquela lenda indígena da briga dos lobos. Ganha o lobo que você alimenta mais, o da tristeza ou o da alegria. Eu costumo chamar os pequenos momentos alegres de pequenos fragmentos de felicidade. Se juntarmos todos momentos alegres que tivemos, e colocarmos na balança contra os momentos tristes, se pesar mais os momentos alegres, temos a felicidade. E é isso que vale. O seu jeito de ser feliz é o que vale, não tenha vergonha. Se você é feliz comendo feijão com manga, seja feliz. Se você é feliz dançando igual a um boneco de posto de gasolina numa festa badalada, seja feliz. Esqueça o resto. Não vá atrás da moda, atrás da mídia, atrás dos outros. Vá atrás só de seus sonhos. E agora que você leu isso, pense bem. O que é felicidade pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário