segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O amor e a vida.
A vida e o amor.

É comum escutarmos a frase: “O amor supera tudo”, e assim pessoas vão atribuindo ao amor uma força solitária, como se apenas o fato do amor ter aparecido não precisa de mais nada. Veja bem, Deus proporcionou a vida na Terra e para cada vida, fez surgir a oxigenação necessária para manter-se com vida, assim é o amor; o amor e a vida, ambos precisam de cuidados que solitários não conseguirão, basta olharmos para uma planta abandonada sem água, sem sol e logo perceberemos que ela  está prestes a morrer. Se olharmos para um animal abandonado sem carinho, sem alimentação e sem os cuidados que precisa, certamente perceberemos que ele não terá vida longa e assim também se olharmos para natureza sem os cuidados do homem perceberemos que não a teremos exuberante e ela também cessará. Assim é o amor, quem ama cuida esse é o primeiro princípio para que o amor tenha vida.
Muitas vezes buscamos em livros de autoajuda, nas mensagens das redes sociais e nas palavras de conforto dos amigos, amigas e familiares as respostas que buscamos para os conflitos que surgem nas relações de afeto, de amor, seja com irmão, amigo, pai, mãe, namorado, namorada, esposo, esposa, familiares, seja com seu amor de qualquer “natureza” enfim (...). Queremos muitas vezes escutar aquilo que nos convém, ou as palavras e sugestões que estejam ao nosso favor, e que nos coloque numa situação de “vítimas”, de magoados, de fragilizados, no entanto não percebemos que em qualquer relação, a regra mais simples de entendermos o que precisamos para não deixar morrer a vida do amor, vem do manual que Cristo nos deixou que diz : Amarás o teu próximo como a ti mesmo.( Mateus 22:37-40). Ai está um ensinamento de Cristo que poucos conseguem seguir, pois ainda conhecemos muito pouco sobre o amor, somos pobres do AMOR PURO, sem hipocrisias, pois as nossas imperfeições nos dominam e acabam nos tornando competitivos diante do amor e assim vamos tirando a pureza do sentimento mais nobre que existe e dando espaço à mesquinhez que o mundo nos oferece, por meio de sentimentos que não nos enobrecem, como essa coisa de não se perceber matando o AMOR, por simplesmente acreditar que o AMOR NÃO MORRE que é imune ao desprezo, sofrimento, as decepções, aos medos, as discórdias (...).
Gosto de lembrar algumas frases muito sábias que minha amada mãe gostava de dizer: “Quando uma pessoa doa muito em uma relação e recebe pouco em troca, acaba se cansando, a ingratidão perde afeição. "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você" (também chamada de “regra do ouro”),
Quantos pais e mães se perdem desse amor grandioso, que tão fortemente os unem em laços sagrados, por falta de diálogo, respeito e por iniciarem uma batalha de poder na relação “eu mando você obedece”, “eu sou filho(a) e você tem obrigação”,  e mais ou menos assim vão matando o amor  e mesmo que amor de pai e mãe, reviva no primeiro momento de sufoco do filho ou vice versa, o amor já terá perdido muito tempo de vida porque quando o amor adormece, de certa forma ele morre, pois deixa de viver porque não há tempo que volte.
Quantos amigos deixaram de se falar simplesmente porque o outro (a), em determinado momento, não correspondeu aos anseios do outro e assim mataram uma relação de tantos sorrisos, de momentos maravilhosos, de muitas ajudas mútuas e deixaram de viver tudo que há para viver numa relação de amor de amigo. O AMOR se torna verdadeiro quando aprendemos a enxergar além de suas imperfeições, pois em se tratar de coração todos são frágeis.
Quantos namorados, maridos e esposas, mesmo se amando interromperam uma relação por falta de compreensão, de perdão, e esqueceram que de que noventa por cento de felicidade que viveram juntos, dez por cento de decepção não deveria ser uma arma forte para tirar a vida do amor. Amar é ter disposição para fazer o bem e sobretudo perdoar.
O amor supera tudo quando apenas uma das pessoas que ama tem a capacidade de suportar?
Razão e coração, mentira quem diz que escuta o coração nas decisões que envolvem o AMOR, na maioria das vezes o que se apresenta em suas decisões são verdades que a razão te mostra, produzidas pelo orgulho e se camuflam moldando e induzindo um coração magoado. A voz do coração é difícil de escutar quando se está com raiva, triste, decepcionado, magoado, traído. Enquanto não nos despirmos das querenças em torno das expectativas que criamos do outro, para satisfazer o nosso desejo de ter em nosso convívio as pessoas que amamos da forma que idealizamos. Isso não nos colocará inteiramente no lugar do outro e assim vamos matando o amor.
Amar é uma arte e precisa retratar a beleza de tudo, até mesmo quando tudo for tristeza. Nas alianças entre os casais que se amam, existem promessas de viver um amor  na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, mas não é o que vemos acontecer normalmente. Por que será que tantos casais que se amam vão matando o amor lentamente no dia a dia e se perdem de um sentimento tão nobre e no final se contentam com a explicação de que não era amor verdadeiro. Em algum momento foi verdadeiro sim, o que acontece muitas vezes é que alguém mata o seu amor ou você deixa morrer.
A arte não é ensinada, ela brota, é dom Divino e vai se aperfeiçoando de uma forma cujo nosso entendimento é incapaz de explicar, mas nossos olhos brilham com a beleza da arte e nosso coração pulsa de felicidade. Assim é o amor.
Sou professora de matemática e acredito na importância do meu trabalho, mas antes de ser professora sou gente e gente tem conhecer o amor, pois é essa, a essência da vida e serve para tudo que fazemos. Aprender a amar deveria ser para todos tão importante quanto é para um professor e um aluno, que socializam regras, normas, fórmulas(...). Aprender a amar é uma necessidade básica e urgente de todo ser humano. Sou uma eterna aprendiz da arte de amar, vivo na busca de aprender a amar, pois esse é um exercício diário indispensável, o melhor e principal aprendizado da vida de uma pessoa, pois sem saber amar, de nada adianta a inteligência intelectual, habilidades múltiplas... somos fracassados quando não nos dispomos a aprender a amar. Não me atrevo a ensinar a amar como ensino a matemática, com regras, fórmulas, não me atrevo explicar a arte de amar de outra forma que não seja amando.
Num coração de quem ama o amor tem reflexo de DEUS, no coração de quem é amado também. Salve o amor, o amor precisa de vida e a vida precisa do AMOR.
MARIZETE XIMENES

26 /12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário