quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O município do Ipu ganha locomotiva para seu acervo cultural

Do Blog - netcina.com.br

O Prefeito de Ipu, Sérgio Rufino (PCdoB) participou durante a semana de uma reunião na sede da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Sérgio Rufino na companhia do amigo ecologista ipuense Olívio Martins foram recebidos pelo diretor Dr. José Hamilton Pereira, e o diretor da R&B manutenção e reparos, Sr. Regis Bezerra.
Após a reunião, Sérgio Rufino disse em rede social: “Temos a grata satisfação de informar aos Ipuenses que conseguimos junto ao DNIT a doação de uma locomotiva [com dois vagões], e já autorizada pela Transnordestina, através de seu presidente Ciro Gomes, para compor o acervo cultural, patrimonial e histórico do município de Ipu. Equipamento esse que por muito tempo fez parte do dia a dia de nossa cidade, substituindo a Maria Fumaça e sendo umas das primeiras locomotivas movida a Diesel no Brasil. Vamos agora tomar as providências necessárias para sua recuperação”, informou o prefeito.
A locomotiva, será recuperada para depois ser fixada na Estação Ferroviária de Ipu onde será utilizada como monumento histórico. O objetivo é adaptar a locomotiva para receber visitações e servir de ponto de encontro para um café. Segundo o ecologista Olívio Martins, “a Estação Ferroviária de Ipu reviverá seu passado glorioso. Os mais velhos matarão saudades daqueles belos tempos. E os mais jovens terão a noção do que o transporte ferroviário representava para Ipu. O conjunto de uma locomotiva e de dois vagões vai configurar o quanto a Estrada Ferroviária foi importante para o município nos aspectos arquitetônico, econômico, urbanístico, social, artístico e cultural”, disse.
Em várias cidades brasileiras e pelo mundo, os vagões antigos de trens são transformados em um ambiente agradável onde os moradores da cidade e turistas tomam um café ou vazem leituras.
Em fortaleza existe um vagão de trem na praça Luíza Távora, no bairro Aldeota, que funciona como um café e biblioteca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário