quarta-feira, 23 de setembro de 2015

                     Patronato Sua História.

(Pretendemos a partir desta matéria, postar uma sequencia de outros artigos contando a história básica do Patronato)
Por feliz coincidência, a inauguração do Patronato Sousa Carvalho, se deu na data do aniversário de Ordenação Sarcedotal do grande São Vicente de Paulo (fundador da Congregação das Irmãs de Caridade). Completava 351 anos de sua Ordenação, 23 de setembro do ano de 1600.
A criação do Patronato de Ipu – é uma a mais das inúmeras Casas existentes no mundo, onde Irmãs, que têm algo divino em sua dedicação e muito de humano em seus corações, na imolação, no sacrifício, em favor dos outros se consomem.
Para consegui-las Pe. Moraes enviou cartas à Irmã Visitadora dessa Província – Irmã Helena Marillac solicitando a vinda das Irmãs para Ipu.
Certa vez Irmã Marillac, de passagem pelo Ipu Pe. Moraes em reunião, contando com sua honrosa presença, pediu diretamente as irmãs para o Patronato de Ipu. Irmã Marillac depois de ouvi-lo atentamente, respondeu: “Vamos rezar e brevemente as Irmãs estarão no Ipu”.
Logo após a sua promessa – Pe. Moraes dirigiu uma carta à Província das Irmãs de Caridade fazendo a doação do Patronato para “usufruto in perpetuum” das Irmãs de Caridade. Dessa carta ficou uma cópia na sede do Bispado e outra foi para Casa-Mãe em Paris- França.
Foram elaborados os “Estatutos” do Patronato e transcrito no livro nº 1 de Registro Civil das pessoas Jurídicas – 2º Cartório de Registro de Imóveis.
Aqui ressalto o Art. 2º o Patronato Sousa Carvalho que é entidade pertencente à Paróquia de Ipu, atualmente entregue as Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, por contrato de “Usufruto Perpétuos” é administrado por uma Diretora, uma Secretária e uma Tesoureira.
A vinda das Irmãs de Caridade, para Ipu, foi uma grande vitória para o Patronato, que teve a grande felicidade de tê-las como dirigentes e para o Ipu por ter recebido tão grande presente – Presente Régio.
Patronato de 1952 a 1956
Vejamos o Patronato Sousa Carvalho no decorrer de 25 anos a serviço de nossa Ipu – rincão engastado na montanha a banhar-se na Linfa Cristalina, a caminhar a passos firmes, em busca do útil e do belo.
São estes os seus principais eventos no decorrer de sua existência.
Para dirigir os destinos do Patronato, chegou a 31 de janeiro de 1952 – Irmã Carmélia da Costa Nogueira, primeira Superiora.
O patronato em pleno funcionamento:
·        Organização da Associação de Santa Luzia de Marillac (1952) movimento das alunas, sob a direção das Irmãs – que tinha por objetivo levar ao pobre desamparado o conforto material e espiritual. A referida Associação só teve a sua instalação oficial, a 1º de novembro de 1954, sua primeira diretoria foi assim constituída:
DIRETORA – Irmã Rosalie Vieira
PRESIDENTE – Elimar Camelo Timbó
VICE-PRESIDENTE – Ma. Arineide Feitosa
1º SECRETÁRIA – Ma. Silvia Tavares
2º SECRETÁRIA – Ma. Vanda Torquato
ORADORA – Ma. Irací Carvalho de Paiva
·        O Sr. Milton de Sousa carvalho – benfeitor da Obra – visita a sua terra-berço onde permaneceu três dias (28, 29 e 30/11/1952).
Houve grande recepção: homenagem das alunas do Patronato – Paraninfa uma turma de nove ruralistas – Banquete... Baile... Muita festa!
Como lembrança ficou gravada na entrada do Patronato – uma placa de bronze – comemorativa de sua honrosa e primeira visita ao Patronato.
·        No dia 21 de março de 1954 – foi solenemente benta com a permissão da autoridade diocesana – a Capela de Nossa Senhora das Graças do Patronato Sousa Carvalho. Em virtude de um privilégio especial das Irmãs de Caridade a referida capela é Semi-Pública.
Foi bastante concorrido aquele ato, com a presença das autoridades locais e um grande número de fiéis.
Naquela mesma ocasião foi benta a imagem de São Vicente de Paulo – oferta do Sr. Vicente Ferreira Maria à Capela Nossa Senhora das Graças (Livro de Tombo, pag. 41)

·        A fundação Nilo de Sousa Carvalho é criada por escritura pública de 28 de março de 1955 – com sede em São Paulo à Rua Guayaquil Nº 105, com o objetivo de auxiliar a manutenção e desenvolvimento do Patronato Sousa Carvalho.
Nilo de Sousa Carvalho instituiu a “Fundação Nilo de Sousa Carvalho”, dotando-a com cem partes beneficiárias de números um a cem de “Modas e Exportações Clipper S/A” – sociedade comercial, dotação esta feita com as cláusulas restritivas inalienabilidade e impenhorabilidade estimada em cinco milhões de cruzeiros.
Aqui saliento o parágrafo primeiro do Art. 2º Cap. 1 dos Estatutos da “Fundação Nilo Carvalho”.
Para concretização desses objetivos (manutenção e desenvolvimento do Patronato), a Fundação destinará obrigatoriamente ao Patronato Sousa Carvalho 80% de suas rendas líquidas, enquanto os restantes 20% poderão ser distribuídas entre outras instituições de objetivos idênticos ou semelhantes à escolha da Diretoria (livro Tombo – pags. 49 e 50).

·        As instalações do Patronato se ampliam.
Tem inicio o Auditório Nilo Carvalho e a Casa de Hóspede pede (16/08/1955). A inauguração das referidas dependências se deu a 27 de novembro de 1956 – Dia da Medalha Milagrosa (construtor Francisco Cesário Filho – Chico Sobral).
O “dia 27 de novembro era dedicado a Superiora” – era um costume da Congregação das Irmãs de Caridade – Naquela época era o “Dia” de Irmã Nogueira – As alunas festejavam aquela data com muita festa.

·        Para dar melhor assistência às crianças pobres do Patronato, foi criado um Gabinete Dentário, numa das dependências – junto à Casa de Hóspedes que teve como dentista o Sr. Cícero Pereira de Paiva (dentista prático).
·        Criação do Jornal Estudantil o “Semeador”!

·        A Escola Normal Rural diploma a sua última turma em 02/12/1956, foram 16 professoras que concluíram e marcaram a extinção da Escola Normal Rural de Ipu – lotada no Patronato Sousa Carvalho.

·        Criação do Ginásio Sagrado Coração de Jesus de Ipu, pela portaria Nº 521 de 23 de fevereiro de 1956.

Na década de 50 não era fácil conseguir-se para o interior o Ginásio – 1º ciclo – Depois de enviada toda a documentação solicitando a criação do Ginásio em Ipu – documentação dirigida aos Órgãos Competentes – Graças aos pedidos feitos pela Comunidade das Irmãs, pelas alunas ao Sagrado Coração de Jesus através da oração que era feita de braços abertos.
“Ô Jesus no vosso coração confiamos esta intenção... Ô Jesus contamos convosco”... Etc.
Por intercessão do Sagrado Coração de Jesus, o Ipu, ganhou um Ginásio – esforço da incansável e admirável administradora da “benemérita” instituição Irmã Nogueira.
Daí o nome – Ginásio S. Coração de Jesus que passou também a ser o nome de toda a Comunidade Escolar que o tem como Patrono.
Antes da criação oficial do Ginásio, Irmã Nogueira, recebeu a autorização do M.E.C., para as alunas fazerem no fim de 1954, Exame de Admissão no Ginásio Ipuense. Em 1955 funcionou a 1º série Ginasial no Patronato, sendo as provas parciais e finais das alunas feitas no Ginásio ipuense.
Logo quando o Ginásio Coração de Jesus foi criado oficialmente em 1956, funcionou a 1º e 2º séries.

·        A equipe de Irmãs de Caridade, juntamente com o professorado, que dirigiu as atividades escolares em torno do binômio – ensino – aprendizagem foi a seguinte no decorrer deste lustro:
Irmã Nogueira – Superiora
Irmã Rosalie Vieira – Secretária
Irmã Genoveva Álvares
Irmã Susana Nogueira
Irmã Catarina Vieira
Irmã Lúcia Araújo                                          
Irmã Maria José Carneiro Magalhães
Irmã Bernadete Aragão
Irmã Marta Silva
     
Irmã Nogueira, exímia educadora, pelo seu dinamismo, juntamente com sua equipe de Irmãs e o professorado fez o Patronato crescer, procurando atingir a meta desejada – educador social e espiritualmente a juventude.


         DE 1957 a 1961.                    
                        Neste segundo lustro de atividades do Patronato Sousa Carvalho,      eis os principais acontecimentos:
·    Irmã nogueira, a quem o Ipu muito deve, atendendo a chamado dos Superiores teve de deixar Ipu, no dia 13 de maio de 1957.
·    Aos 26 de maio de 1957 chega a 2º Superiora do Patronato Irmã Maria Figueiredo Lima. Irmã lima, apesar de demorar muito pouco entre nós conquistou-nos com sua simpatia e bondade. Por motivo superior teve que voltar à Casa Provincial em fevereiro de 1958.
·    Para substituir Irmã lima – veio Irmã Aldiza Monteiro Coelho – 3º Superiora, chegando em Ipu no dia 9 de março de 1958. Durante a sua gestão no Patronato, Ir. Visitadora mandou mais duas irmãzinhas: Irmã Luisa Abreu e Irmã Margarida Botão
·    A partir de julho de 1958, Irmã Coelho contando com o apoio do Mons. Moraes e a ajuda eficiente da Família Sousa Carvalho, deu início as seguintes construções:
            Construção das classes do Curso Ginasial em números de seis e da lavanderia. Continuando as construções Irmã Coelho inicia a Vila de Santa Luisa de Marillac.
            O terreno para a construção da Vila foi doado ao Patronato por intermédio do Sr. João Anastácio Martins, que não mediu esforços para consegui-lo dos Srs. Vicente Ferreira Maia e Francisco Corrêa de Castro e Sá – a pedido de Irmã Coelho.
            A planta das 20 casinhas que constituem a Vila de Santa Luisa de Marillac, foi confeccionada pelo Professor Francisco Bruno de Aguiar e executado pelo Sr. Francisco  Cesário Filho.
            Eis um abrigo para a velhice desamparada.
            “O que fizerdes ao menor dos meus é a mim que fareis” Disse Cristo.
            Levar ao pobre um pouco de conforto, de felicidade, paz de espírito e pão para lhe mitigar a fome, eis a missão das Luisas.
            Irmã Coelho, procurou difundir nas alunas a caridade entre os pobres e os humildes – salientando muito bem na sua missão de Religiosa um dos votos que fizera aos pés do altar na sua doação total a Cristo – “Serviço dos Pobres”.

·    “O dia da Superiora” dedicado à Irmã Coelho era 8 de setembro – Festa da Natividade de N. Senhora.
            As alunas orientadas pelas professoras preparavam belo programa para comemorar este dia.

·    Em novembro de 1960, Irmã Coelho é homenageada.
Foram 18 concludentes que receberam o certificado do Curso Ginasial. A turma “Irmã Coelho” teve como Patrono – São Vicente de Paulo e como Paraninfo – o Sr. Nilo de Sousa Carvalho.
            E o patronato continua crescendo – a caminhar com passos firmes distribuindo o pão da ciência – Dez anos de existência!...



Nenhum comentário:

Postar um comentário