quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TEXTO LIDO SOBRE A POETISA ZILMAR MENDES MARTINS NO GRNR DURANTE A FESTA DO REENCONTRO DE 2014.
TRIBUTO À ZILMAR MENDES MARTINS
(Mensagem lida durante a Festa do Reencontro de 2014, no Grêmio Recreativo Novarussense) 
Nasceu há exatos 100 anos na cidade de Tamboril, entretanto ao tomar as águas do Rio Curtume, a família Timbó Mendes quedou-se completamente fascinada e resolveu residir definitivamente na recém-nascida Nova Russas. 
E o coração de nossa poetisa fora arrebatado pela cidade.... 
A a história de Nova Russas se entrelaçou-se com a história de vida desta prodigiosa mulher.
Ela fez parte, ou melhor, passou a escrever a história desta cidade. 
Numa época em que as mulheres solteiras somente se preparavam para o casamento e a maternidade, aos 22 anos, Zilmar elegeu-se vereadora, sendo a 1ª mulher a exercer um cargo eletivo municipal. Detalhe interessante: havia penas dois anos que a legislação eleitoral eliminara as restrições ao voto feminino das solteiras. 
Zilmar, ainda sob o domínio paterno, resolveu trabalhar como comerciária enfrentando todo preconceito de uma sociedade patriarcal. 
Essa mulher intrépida, impulsionada pelo sol escaldante de sua Nova Russas, abraçou com fulgor o magistério, fundando o Educandário N. S. das Graças. 
Na idade que suas amigas e contemporâneas já eram mães de muitos filhos, Zilmar resolveu casar, aos 26 anos. Elegeu o médico Osvaldo Martins como companheiro e tiveram nove filhos. 
Mas Zilmar não foi unicamente uma singela mãe e dona de casa, era detentora de tantos talentos, que transcendiam os portais o reino do seu lar. 
Zilmar era mais...
Zilmar era atriz, dramaturga, diretora, produtora, figurinista, cenografista, pesquisadora, operadora de som e luz, escritora, poetisa, professora e vereadora.
Como poetisa, sua profissão de fé, ela escreveu a vida, os amigos, a religião, a família, a natureza, o tempo, a profissão, sorriu, protestou, amou, chorou... Entretanto de maneira notável retratou sua cidade, sua Nova Russas, seu lugar, seu recanto, seu lar, seu paraíso. 
Como professora, esculpiu na alma de seus pupilos as mais belas lições de sabedoria, de honestidade, de honradez, de otimismo, de esperança. 
E o Grêmio Recreativo de Nova Russas tem a honra de, na festa do reencontro de ano de 2014, homenageá-la em seu centenário.
Essa mulher coragem, essa mulher energia, essa mulher ousadia, que foi o que quis ser, foi peixe, foi jaguar, mas acima de tudo foi um anjo, e nós somente a chamávamos de ZILMAR.
Nova Russas, 14 de agosto de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário