quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Resumo de Iracema.

Resumo de Iracema
Iracema é um romance da literatura romântica, publicada em 1865 pelo escritor José de Alencar. Trata-se de uma trilogia indianista, assim como os livros O Guarani e Ubirajara. Basicamente o livro conta o romance entre uma índia, Iracema, com um branco, Martim Soares Moreno, e toda a história gira em torno dessa relação e das consequências entre brancos e índios.
Na história, Iracema é parte integrante da tribo dos tabajaras, seu pai é Araquém e também o pajé da tribo. Iracema estava com a virgindade guardada para as divindades indígenas e também por ter em poder o segredo de uma bebida mágica muito utilizada nos rituais religiosos praticados pela tribo. Sendo assim, a relação com Martim não era bem vista pelos seus companheiros de tribo.
Martim era amigo dos pitiguaras, principais adversários dos tabajaras, e era mais conhecido como Coatiabo, um dos heróis dos pitiguaras.
Poti era o melhor amigo de Martim e o considerava como um irmão, o chefe dos guerreiros de pitiguaras; Jacaúna era o irmão de Poti e o avô de Poti era Batuirité, e que o chamava Martim de Martim Gavião Branco. Antes de morrer, Batuirité fez a profecia da destruição da sua tribo pelos brancos.
Um dos apaixonados por Iracema era Irapuã, principal chefe dos guerreiros tabajaras.
Iracema tinha os seus parentes na sua tribo como o seu irmão Caubi, Araquém, que era o seu pai e também pajé da tribo, assim como o seu filho Moacir, que nasceu do fruto da relação com Iracema e Martim, um dos primeiros miscigenados do país, segundo o livro.
A relação dos personagens no livro entre si era polêmica e serviu como uma maneira de contar a formação da nação brasileira, dando destaque para elementos como a natureza e também a diversos aspectos do Brasil nessa época.
Iracema foi retratada e simbolizada com a natureza e Martim como a civilização. O encontro dessas duas realidades é o que guia a história em grande parte.
O tempo histórico da obra está entre 1603 até em torno de 1611, de um lado valorizando as características do local, onde está retratada a natureza com o emprego de ferramentas literárias, assim como o retrato da civilização.
Iracema é um anagrama de América, alguns críticos o consideram forma proposital e uma metáfora sobre a colonização americana sobre os europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário