sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Hino Oficial de Escola Mons. Gonçalo Lima
LETRA: Mª Eunice Martins Melo Aragão
MÚSICA: Prof. Francisco Melo

 Escola Monsenhor Gonçalo Lima
A uma aurora que ressurge a cada dia
O teu nome é patrimônio da história
Construindo um novo tempo com alegria.

Refrão:
Escola querida
Sementeira do saber
Escola luz e vida
Com a certeza de vencer.

Luz que ascende as mentes avançadas
Dos teus jovens, teu orgulho e tua glória
Do trabalho gigantesco de teus mestres
Transformando e conquistando a vitória.

Desafios que vencemos em largos passos
No projeto grandioso de educar
No milênio que anuncia uma verdade
Qualidade é pra quem sabe estudar.

Do alto da grandeza de tua arte.
Vislumbrando o teu céu que é sempre azul
Minha Escola brilha mais que uma estrela
Iluminada pelo Cruzeiro do sul.

O Governo Municipal de Ipu à frente o prefeito Sérgio Rufino através da Secretaria de Infraestrutura está reformando a Escola Municipal Monsenhor Gonçalo Lima (Mundo Encantado). A Escola tem um grande histórico de serviços prestados ao ensino dentro do município, situada no Bairro Alto da Boa Vista, fundada em 22 de março de 1967, inaugurada na administração do prefeito Antônio Pereira de Farias, sendo o governador do estado na época, o saudoso, Plácido Aderaldo Castelo, a origem do nome surgiu em homenagem póstuma ao ilustre benemérito Vigário de Ipu, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima.
A Escola iniciou suas atividades em 03 de abril de 1967, sob a direção da professora Maria Aparecida de Melo Lima, primeira diretora da escola. Sua Bandeira foi criada e apresentada pela primeira vez nas atividades cívicas em comemoração ao Sesquicentenário da Independência do Brasil, a diretora nesta época, foi a professora Maria do Socorro Farias. Vale apena ressaltarmos que o maior patrimônio material e imaterial da história cultural da escola, é a sua natureza de seu registro, transmitido de geração a geração, gerando assim, um sentimento de identidade e continuidade de sua cultura histórica.
Após 48 anos de fundação, somente agora na gestão “Respeito e Transparência” a Escola Monsenhor Gonçalo Lima está passando por uma ampla reforma e ganhando uma Quadra Poliesportiva já em fase final de acabamento, que em breve estará sendo inaugurada.
Nesta semana, o prefeito Sérgio Rufino acompanhado do seu Chefe de Gabinete, Sebastião Rufino e do Engenheiro Hélio Freitas, estiveram presentes no local, em visita as obras estruturais na escola.
*** Texto e imagens de Afrânio Soares para o site do Governo Municipal de Ipu.
*** Dados históricos do Professor Francisco Melo.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, localizada à Av. José Carvalho de Aragão, 102, no Bairro Boa Vista, Ipu-CE., nasceu em 1966 através da doação de um terreno de 1000m², feita pelo Senhor Joaquim de Oliveira Lima. Após a construção do prédio foi inaugurado no dia 22 de março de 1967 pelo Governador do Estado Aderaldo Plácido Castelo e oficializado em 08 de Maio de 1967, recebendo o nome de Grupo Escolar Monsenhor Gonçalo Lima. De Grupo Escolar passou a condição de Escola de 1º Grau Monsenhor Gonçalo Lima, criada pelo Decreto 11493 de 17/10/1975, com publicação no Diário Oficial do Estado em 30/10/1975 teve como diretoras na sequência: Maria Aparecida de Melo Lima e Sousa, Gonçala Bezerra Aragão, Maria Soares Brandão. Atualmente, já Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, reconhecida pelo Parecer308/3 do CEC. Tem seu corpo administrativo assim constituído: uma diretora geral - Maria Socorro Farias, uma coordenadora pedagógica- Aldania Maria Lima Soares Matos, uma coordenadora de gestão - Tatiana Maria de Aragão Paiva e uma secretária - Ana Paula de Lima. O corpo docente é formado por 21 professores, todos com formação superior. Conta com 23 funcionários entre merendeiras, auxiliares de serviços, agentes administrativos e vigias. A estrutura física da escola apresenta espaço suficiente para o bom desempenho de sua função social: preparar o aluno para o exercício pleno da cidadania.





Nenhum comentário:

Postar um comentário