sábado, 27 de junho de 2015

Dr. Francisco das Chagas Pinto


Ex-Prefeito de Ipu médico formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Como Prefeito destacou-se pela operosidade e lisura com que dirigiu o Município.
Como fundador, é o Presidente da “Casa Bancaria de Ipu, S/A”. Foi igualmente um dos fundadores do “Gabinete de Leitura Ipuense”, sendo seu Presidente desde sua instalação a 1º de janeiro de 1919, até esta data de 1940. Também foi um dos principais fundadores do “Banco do Rural”, o qual dirigiu como presidente, durante algum tempo e depois Gerente, cujas funções abandonou para fundar a Casa Bancária de Ipu S/A, acima mencionada.
Fundou também a sociedade “Palacete Iracema”, prédio onde funcionava o Grêmio Ipuense, Gabinete de Leitura e a Associação Comercial.
Demitindo-se do cargo de Prefeito. Fê-lo em face de seus múltiplos afazeres, que não lhe davam margem a outros encargos.
Foi o Prefeito de Ipu que organizou e comemorou os 100 anos de Emancipação Política em 1940, inaugurando o Jardim 26 de agosto e a Estátua da Liberdade; convidou o escritor Eusébio de Sousa, ex-Juiz da Comarca de Ipu, foi especialmente convidado para pronunciar o discurso. Inaugural, face ao seu grande devotamento as causas e história do Ipu.
Muito amigo de Ipu destacando a nossa cidade em todos os seus escritos.
Como uma forma de deixar perpetuado o nome de Chagas Pinto a Câmara Municipal de Ipu determinou que fosse cognominada a Rua que fica por detrás do Prédio da Prefeitura e em frente a sua antiga residência hoje Escola Municipal Eunice Martins, indo até ao Patronato Sousa Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário