sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Ipu

Homenagem ao acadêmico Manuel Evander, por Auzim Freire

Com muito prazer tive a honra de ser presenteado pelo meu amigo Dr. Manuel Evander Uchoa Lopes, com o livro com que retrata o Ipu e sua gente. É emocionante o amor e o carinho que seus filhos e filhas têm por sua terra. Pessoas de alto nível cultural e económico, o povo em geral se nivelam para construir um Ipu com muito carinho, retratando  do caco de torrar café a hoje torre de comunicação erguida do alto da serra; É muito bonito como eles tratam sua terra. Entre esses abnegados está Manuel Evander, o qual me presenteou esse livro e, em forma de agradecimento, lhe dedico esses poemas.
 Presente que Deus me deu
Fazer observação
De quem gosta do seu torrão
E pensa assim como eu
Dos momentos que viveu
Ao lado dos seus amigos
Evander não tem perigo
De esquecer o Ipu
Como eu do Sinimbu
E nem dos tempos antigos

Evander é realizado
Em tudo que ele rodeia
Mas chama de terra alheia
Por onde já tem passado
O Ipu é seu reinado
Eu acho isso bonito
Ter um amor infinito
Por tudo aquilo que é seu
Amor que nunca perdeu
Do seu berço favorito
 É de maneira importante
O amor daquele povo
Dos mais velhos aos mais novos
Com seu espirito vibrante
Doutores e comerciantes
Exaltando sua terra
No delírio que se encerra
De forma monumental
Do costume original
Do tronco daquela serra

Tua alegria é infinda
Tua mensagem é sincera
O Ipu sempre te espera
 Desejando boas vindas
 Rever as passagens lindas
De paisagem tão rica
Nada ali se modifica
Naquele manto sagrado
Com o deslumbrante talhado
Que rola a água da bica
                                                           Auzim Freire da beira do rio Juré  – distrito de Amanaiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário