Dia Do Teatro
27 de Março
É de praxe afirmar que o teatro
começou na Grécia. Mas, antes mesmo dos gregos, sabe-se que aconteciam
manifestações teatrais na China antiga: os seguidores de Buda expressavam seus
sentimentos religiosos através do teatro. Também nos tempos pré-helênicos -
século dezenove antes de Cristo -, os habitantes da ilha de Creta, na Grécia,
louvavam seus deuses com representações cênicas.
Se formos um pouco mais longe
ainda e entendermos o teatro como a imitação de uma ação, encontraremos já no
homem primitivo o ato de imitar (como forma de representar as forças da
natureza, forças essas que não compreendia e entendia como deuses).
Aliás, tanto as expressões
religiosas quanto o drama (e drama entendido aqui como ação imitativa) têm por
objetivo provocar a consciência, a renovação das forças do homem para encarar o
mundo. No drama, isso representaria uma experiência de desabafo e, nas práticas
religiosas, de esclarecimento da vida.
Teatro Grego e Medieval
Na Grécia clássica, as
encenações teatrais faziam parte de uma festa religiosa. E cresceu a partir das
celebrações dedicadas a Dyonisos (o Baco dos romanos, deus do vinho).
Tanto que o teatro mesmo, o
local da encenação, era sempre num lugar consagrado a esse deus, geralmente
colado num declive de colina escavado, em formato semicircular, de frente para
o mar ou para as montanhas.
O teatro medieval, por sua vez,
tinha como objetivo a salvação das almas dos fiéis.
É a partir do Renascimento que
os temas profanos começam a imperar, passando depois pelo movimento romântico,
realista, naturalista, simbolista, expressionista, surrealista,
existencialista, até os tempos atuais.
Quem quer ser ator?
A atriz Tônia Carrero diz que,
para ser ator, só talento não basta, é preciso, acima de tudo, ser persistente,
perseverante. Para quem pensa seguir o caminho das pedras - das Artes Cênicas
-, deve saber desde já que vai ter de mostrar nas provas do vestibular se
possui mesmo dom para a coisa. Há um exame de aptidão.
Uma vez no curso, com duração de
quatro anos, o aluno terá mais aulas práticas do que teóricas. Técnica vocal,
expressão corporal, interpretação dramática e caracterização cênica fazem parte
da grade curricular.
Depois, poderá atuar no teatro,
em casas noturnas, na TV (comerciais ou novelas), em eventos temáticos. Mas
deve estar preparado para a concorrência com os atores sem formação
universitária.
Outras áreas de atuação, além do
trabalho de ator propriamente dito são:
como cenógrafo, organizando o
espaço cênico
como diretor, orientando os atores
como dramaturgo, escrevendo peças, seriados e telenovelas
como dublador, substituindo a fala de personagens de filmes estrangeiros
como produtor, cuidando da parte financeira e contratando mão-de-obra
como teórico, escrevendo livros didáticos ou crítica teatral
como diretor, orientando os atores
como dramaturgo, escrevendo peças, seriados e telenovelas
como dublador, substituindo a fala de personagens de filmes estrangeiros
como produtor, cuidando da parte financeira e contratando mão-de-obra
como teórico, escrevendo livros didáticos ou crítica teatral
Como encontrar trabalho
As cooperativas teatrais, como a
Cooperativa Paulista de Teatro, têm se mostrado um caminho facilitador para o
ator iniciante. Elas costumam ser consultadas por agências de publicidade que
buscam profissionais para atuarem em comercais de TV. Os comerciais, por sua
vez, se apresentam como uma vitrine, um trampolim. Muitos atores de novelas
começaram suas carreiras fazendo comercial para televisão.
O mercado de dublagem vem
crescendo muito. Nessa área, os atores precisam ter registro profissional e
algum curso em escolas especializadas (a maioria no eixo Rio-São Paulo). Com o
aumento da TV por assinatura, a procura pelo dublador praticamente dobrou.
As oportunidades de se atuar em
teatro vem aumentando fora desse eixo. Uma prova disso é a seleção promovida
todo ano, em Salvador, pela Fundação Cultural e o Sindicato dos Artistas. Os
grupos de teatro escolhidos recebem incentivo financeiro para montar seus
espetáculos.
Fonte: www.ibge.gov.br
Dia do Teatro
27 de Março
O teatro surgiu na Grécia antiga em função das manifestações em
louvor ao Deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa
em agradecimento ao Deus. A partir daí, surgiram os festivais de teatro e com
eles, a tragédia e a comédia.
Com a dominação do Império
Romano, o teatro deixou de ser uma primazia grega para se espalhar pelo mundo.
Mais tarde, já na Idade Média, um teatro mais histriônico, baseado em
improvisações e com apresentações mambembes, levava alegria às vilas. A
Commedia del'arte aparece com personagens bastante conhecidos dos nossos bailes
carnavalescos, como a Colombina e o Arlequim. É nesta época também que tomamos
conhecimento do grande dramaturgo inglês, Shakespeare.
As representações teatrais
tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Os teatros
gregos tinham tão boas condições
que os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena, mesmo tratando-se de uma assistência muito numerosa. Isso devia-se, por um lado, ao fato de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena.
que os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena, mesmo tratando-se de uma assistência muito numerosa. Isso devia-se, por um lado, ao fato de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, a diversos artifícios utilizados em cena.
Os atores usavam trajes de cores
vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o
rosto com máscaras que serviam quer para ampliar o som da voz, quer para tornar
mais visível à distância, a expressão do personagem.
Um aspecto curioso é que, em
cada peça, só existiam três atores, todos do sexo masculino. Cada um deles
tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. A
representação dos atores, que atuavam na cena, era acompanhada pelos comentários
do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.
Havia dois géneros de
representações: a tragédia e comédia.
As tragédias eram peças ou
representações que pretendiam levar os espectadores a refletirem nos valores e
no sentido da existência humana.
As comédias eram, por sua vez,
peças de crítica social que retratavam figuras e acontecimentos da sociedade da
época, ridicularizando defeitos e limitações da atuação dos homens, provocando
o riso na assistência..
O teatrólogo vê a vida, conhece
o ser humano, exorta seu brilhantismo calcado na observação, no comportamento
de sua gente e isso é o que faz a diferença
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