quinta-feira, 2 de abril de 2015

Caros amigos,

Um projeto ambicioso está surgindo: a criação da maior reserva ambiental do mundo, protegendo 135 milhões de hectares de floresta amazônica. Isso é duas vezes o tamanho da França! Mas nada sairá do papel a menos que os presidentes do Brasil, Colômbia e Venezuela saibam que essa é a vontade das pessoas. É aí que entramos.

A Colômbia está pronta para defender a proposta de reserva nos fóruns internacionais. E, se colocarmos pressão para salvar a Amazônia, combinando com pesquisas de opinião nos três países, poderemos dar ao presidente colombiano o apoio que ele precisa para convencer o Brasil e a Venezuela. Os três presidentes estão em busca de uma oportunidade para brilhar na próxima Cúpula do Clima da ONU. Essa é a chance que podemos dar a eles.

A Amazônia é vital para a vida na Terra. 10% das espécies conhecidas vivem na floresta e suas árvores armazenam bilhões de toneladas da poluição de carbono que seria lançada na atmosfera se a floresta não existisse. Especialistas dizem que a reserva seria um divisor de águas contra o crescente desmatamento. Assine a petição agora: quando 1 milhão de nós assinarmos, líderes indígenas entregarão a petição e os resultados das pesquisas diretamente para os três presidentes:

https://secure.avaaz.org/po/amazon_corridor_loc/?bctyGhb&v=56321

O futuro da Amazônia está por um fio. Após cair durante anos, o desmatamento voltou com força no ano passado -- aumentou 190% no Brasil nos meses de agosto e setembro em comparação com o mesmo período em 2013. As leis atuais e estratégias de combate não funcionam contra os desmatadores, garimpeiros e donos de gado. A melhor maneira de recuperar a floresta é criando reservas. Este projeto de corredor ecológico nos deixaria muito à frente para salvar a frágil imensidão selvagem da Amazônia.

Alguns afirmam que reservas deste tipo desaceleram o desenvolvimento econômico, outros dizem que elas são implementadas sem consultar as comunidades indígenas. Mas os autores da proposta se comprometeram a engajar totalmente e colaborar com as tribos indígenas. 80% do território apresentado neste projeto já é protegido de alguma maneira. Tudo o que a proposta precisa é de coordenação regional e fiscalização!

Comunidades indígenas e ativistas perderam suas vidas manifestando-se contra a desvastação do seu lar e da biodiversidade da Amazônia. Se liberarmos todo o potencial de mobilização da nossa comunidade global, em conjunto com os membros latino-americanos, seremos uma força única para fazer com que essas lideranças cheguem a um acordo para dar mais um passo contra as mudanças climáticas e a morte das espécies. Assine agora e vamos mostrar a eles o enorme apoio popular à essa iniciativa pela Amazônia:

https://secure.avaaz.org/po/amazon_corridor_loc/?bctyGhb&v=56321
A comunidade Avaaz já venceu uma série de batalhas para salvar a Amazônia na Bolívia, Peru e no Brasil. Essa é uma oportunidade única de colocar em prática projeto tangível e vital, que poderia garantir o futuro de todos nós. Se funcionar, ele poderá ser replicado nas florestas mais importantes do mundo. Juntos, podemos plantar uma semente para cuidar do planeta inteiro.

Com esperança e determinação,

Alice, Bert, Ana Sofía, Oscar, Marigona, Joseph e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

Colômbia proporá a Brasil e Venezuela criação de corredor ecológico (Terra)
http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/colombia-propora-a-brasil-e-venezuela-criacao-de-corredor-ecologico,e8036c427239b410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

Colômbia propõe corredor ecológico para Venezuela e Brasil (RFI)
http://www.portugues.rfi.fr/americas/20150216-colombia-propoe-corredor-ecologico-para-venezuela-e-brasil

Desmatamento na Amazônia sobe 290% em setembro (Estadão)
http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,desmatamento-na-amazonia-sobe-290-em-setembro-imp-,1579435

Colômbia propõe 'corredor ambiental' atravessando os Andes e a Amazônia (em inglês) (Phys.org)
http://phys.org/news/2015-02-colombia-environmental-corridor-andes-amazon.html

Desmatamento na Amazônia aumenta após uma década de estabilidade (em inglês) (New Scientist)
http://www.newscientist.com/article/dn27056-amazon-deforestation-soars-after-a-decade-of-stability.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário