sábado, 25 de abril de 2015

Campo d concentração

Joaquim de Oliveira Lima quando Prefeito Interventor recaiu sobre o seu mandato a seca de 1932 e por consequência administrar o Campo de Concentração, local que se instalara no sítio Espraiado e que alojou mais de (9.000) nove mil flagelados vindos de várias partes do Ceará.
Lima foi por demais criticado e denunciado por seus adversários políticos, que a todo o momento procuravam encontrar falhas no mal fadado Campo de Concentração.
Afinal Joaquim Lima foi denunciado. Veio à auditagem e nada encontrou de irregularidades no tal Campo de Concentração nem tão pouco na Prefeitura que administrava.

O Interventor Federal Cap. Roberto Carneiro de Mendonça do Estado, exarou o seguinte parecer sobre o caso em apreço. Em resposta ao Inquérito vejamos o que diz Carneiro de Mendonça Interventor Federal.
“De Joaquim Lima Prefeito Municipal de Ipu, apresentando defesa de sua administração no Campo de Concentração daquela cidade”.

Após meticuloso exame da defesa apresentada pelo acusado, assim como da farta documentação comprobatória da mesma, reformo, com prazer, o meu despacho de maio do corrente ano, (1933) exarado no inquérito procedido para apurar várias acusações assacadas contra o cidadão Joaquim Lima, prefeito municipal de Ipu, na sua administração no “Campo de Flagelados” localizado naquele município. O acusado, conforme bem acentua o Dr. Consultor Jurídico do Departamento dos Negócios Municipais, “juntou prova exaustiva de suas alegações, e numa defesa impressionante e concludente, conseguiu desfazer as encrespações que lhe foram atiradas, bem como, informar as conclusões contrárias ao relatório, as quais devem atribuir-se a deficiente colheita de provas, ou a depoimentos de testemunhas fementidas, talvez cheias de espírito aldeão ou de politiquice de campanário” – Reconsiderando, pois, como considero, o referido despacho, resolvo manter o cidadão JOAQUIM DE OLIVEIRA LIMA, no cargo de Prefeito Municipal de Ipu, por considerá-lo digno da confiança que em si foi depositada por esta Interventoria.
                                                      Carneiro de Mendonça
            Interventor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário