sábado, 7 de março de 2015


D I A I N T E R N A C I O N A L D A M U L H E R

Dia oito de março, dia internacional da mulher; e essa data não foi escolhida por acaso.
Foi que, em oito de março de 1857 as operárias de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, nos estados unidos da América, cansadas das injustiças e humilhações que lhes eram imputadas pelos seus chefes. Entraram em greve.
Elas reivindicavam apenas um tratamento mais humano. Para vocês terem idéia de como elas eram tratadas naquela fábrica e naquela época; tinham uma jornada de dezeseis horas e reivindicavam fosse reduzido para dez. Também recebiam elas um terço do que era pago aos homens.
Por isso tiveram como represália o seguinte: muitas foram trancadas em um depósito da fábrica e atearam fogo no mesmo deixando que as morressem queimadas, morreram nesse episodia 129 operárias. 
Cabe dizer que, nem uma das conquistas da humanidade aconteceu sem grandes sacrifícios. Vou ilustrar algumas somente para lembrar-se do sacrifício de cada e de seus benefícios. Martin Luther king lutou tanto pela igualdade racial de seu povo, queria ele a igualdade entre brancos e negros. Foi assassinado covardemente por isso. Porém, sua luta não foi em vão, hoje um negro é presidente de seu país.
Mahatma Gandhi, conseguiu pacificar a Índia sem ser preciso dar um tiro para isso. Também foi assassinado.
O nosso maior líder: Jesus Cristo foi julgado e condenado á morte, apenas por que pregava que o maior sentimento da humanidade é o amor. Todavia, a partir de seu sacrifício o mundo mudou e, mudou para melhor, também Ele nos induziu propagar esse sentimento que faz tanto bem á todos.
Essas mulheres de quem falei no começo e que é a razão dessa crônica. E que foram sacrificadas apenas porque exigia respeito, seus sacrifícios não foram em vão, a partir daquele episódio começaram a surgir movimentos femininos em todo o mundo, na França, na Inglanterra, na Alemanha e o resultado desses movimentos fizeram com que elas conquistassem o respeito que desfrutam hoje. A humanidade ainda não resgatou a dívida que tem com a mulher. Mas, se compararmos aqueles tempos já melhorou bastante.
Todas as grandes decisões da humanidade tiveram como alavanca a mulher, quer por sua coragem, quer por sua inteligência, quer por sua sensibilidade ou pelo seu altruísmo, a forma de se dar. Esse ser divino teve sempre durante toda a história da humanidade palpeis subalternos, papais inferior e sempre dominada pelo homem; isso era feito por medo, pois pois pensavam eles que se lhes dessem poder elas tomariam seus lugares e dominariam o Mundo e a eles, e não era e nem é essa a intenção dela; ela quer apenas ser respeitada e reconhecido seus valores que elas entregam a serviços da humanidade incluindo o homem que elas adoram.
Nesse dia que é seu, mulher, receba nossa gratidão, gostaria de abraçar cada uma de vocês e dizer que: somos dependentes de vocês desde os primeiros minutos de nossas vidas e assim permanecemos por toda nossa existência.


Amadeu Lucinda
08/03/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário