sábado, 14 de março de 2015

14 de março: Dia Nacional da Poesia           
14-Mar-2013
Felipe Sales

Em 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nessa data. 

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Através das rimas cadenciadas, transforma a forma usual da fala em recursos formais, e fazem adoração a alguém ou a algo, podendo também ser contextualizada dentro do gênero satírico.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

O professor do Departamento de Letras (Delet) da UFOP, Carlos Eduardo Lima Machado, fala que a importância da poesia na literatura brasileira está, principalmente, nas grandes obras de Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto. "Penso que a poesia posterior a esses autores merece mais uma posição crítica do que se registra hoje”, afirma.
 
Castro Alves 

Antônio Frederico de Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Ele lutou pela abolição da escravidão, além de ser um grande defensor do sistema republicano de governo.

Sua manifestação contra a escravidão ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, que faz um protesto contra a situação em que os negros viviam. 

Castro Alves cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação nas sociedades estudantis. Seus versos foram considerados, mais tarde, os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Com informações de www.brasilescola.com


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário