sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A VOZ DO SINO


“ Sinos coração da aldeia
Coração sino da gente
Um a sentir quando bate
Outro a bater quando sente”.
e a cidadezinha do interior perdeu as batidas de seu coração. O SINO emudeceu e o povo choram seu silencio
De repente o sino a Igreja parou de tocar. Não repicava quando morria um anjinho, soava compassadamente nas horas dos funerais, não anunciava a chamada das missas, não badalava na hora do ângelus. Havia um silencio triste na Igreja Matriz, porque o sino parou de tocar. O velho sineiro, de barbas brancas, acostumado dar a vida ao bronze, nas manhãs de outrora, chorava em silencio e se recusava a falar no assunto. O Padre, um ancião de 86 anos ficava zangado se alguém pedisse pra ele que fizesse vibrar o sino outra vez. O sino emudeceu é estava triste de verdade.  Procurei saber o motivo de tanta resistência em encobrir um assunto que o povo precisava conhecer. Busquei uma conversa com o acólito, com um carismático e nada. Certo dia na hora do sermão da Missa das 7 horas foi o próprio Padre (O Terrível Moraes) que fez a confissão do silencio do sino da Igreja. Estava terminantemente proibido o sino da Igreja tocar por causa da teimosia do Sacristão em tocar a chamada da Missa atrasada. Perguntei ao sacristão, pessoa culta, bem educada, filho de sacristão, fiz a pergunta pra ele ele puxou o relógio de algibeira e falou:” só toco o sino pelo meu relógio”. Estava descoberto o mistério do silencio da Igreja.
Dizem os fogueteiros que o Padre Moraes andava danado da vida porque o sacristão só tocava o sino com atraso de 10 minutos, e por pirraça ele começa a Missa 10 minutos adiantado. O Povo estava chegando à Igreja 20 minutos de atraso e se deu uma tremenda confusão, coisa peculiar do Moraes. Algumas beatas foram reclamar do Padre a confusão do horário. Após a Missa o Padre o sacristão e falou: “olhe, você tem que bater a chamada da Missa no horário certo, ouviu”?
-E quem lhe disse que eu bato Errado? Aqui está o meu relógio. Herança do meu Pai. Bato por ele porque ele nunca atrasou.
-pois aqui está o meu também, herança do meu avô. E os dois ficaram discutindo hora e horas as horas de seus relógios de algibeira, herança de seus antepassados. Pareciam duas crianças birrentas diante de um brinquedo de estimação.
Moral da história:
Por causa de 10 minutos o sino emudeceu na cidade do Ipu. Voltamos ao tempo em que os antigos contavam os dias com pedrinhas ou com sementes das árvores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário