terça-feira, 13 de janeiro de 2015


Maria da Conceição Viana

Filha primogênita de Francisco de Assis Viana e Maria Ivone Aragão Viana. Nascida a 8 de dezembro de 1936 em Fortaleza-Ceará. Cursou do 1º ao 5º ano primário na Escola Normal Rural localizada à Praça. São Sebastião, funcionando em dois turnos no antigo casarão de moradia do Cel. José Lourenço. Com a construção e funcionamento do Patronato Sousa Carvalho, cursou então os 2 anos complementares e os 3 anos Normais, culminando com a colação de grau de professora primária no dia 7 de dezembro de 1954.
Em 1955 participou de um concurso para professora em Fortaleza, realizado na Escola Normal Justiniano Serpa. Obteve as maiores notas dentre os concorrentes da facção pertencente ao governo da época: Paulo Sarasate. No princípio de 1956 foi nomeada pelo mesmo governo para lecionar na Escola Isolada de Abílio Martins. Permaneceu na referida escola até a época em que se casou em 1957.
Transferiu-se por direito, para o Grupo Escolar de Ipu, então funcionando no prédio da 1ª escola pública, construída por volta de 1840, sob o império de D. Pedro II. Lecionou na Escola Delmiro Gouveia por 5 anos e, anos depois voltou para a Escola Auton Aragão dirigida por sua irmã Natália Maria Viana Soares Lopes. Recebeu a indicação nomeação de vice-diretora da referida escola, ao mesmo tempo lecionando nas séries terminais como professora de História, por volta de 1970. Nesta época foi eleita a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Ipu, cuja prefeita, era Maria Antonieta Rocha Aguiar, também a primeira mulher a exercer o referido cargo na nossa cidade de Ipu.
Foi Secretária da C6amara Municipal durante o 1º Biênio de seu mandato tendo sido autora do primeiro Título de Cidadão Ipuense, conferido ao Diretor do Ginásio Ipuense, o professor Moacir Alves Timbó.
Como vice-diretora e professora na Escola Auton Aragão, fundou o 1º time de futebol, do qual era presidente, sendo campeão por várias vezes em competições interescolares. Fundou a Academia Mirim de Letras, Raquel de Queiroz, tendo como “Acadêmicos Mirins” os alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Auton Aragão.
Conseguiu então, do Sr. Abdoral Timbó, responsável pelo Gabinete de Leitura do Grêmio Recreativo Ipuense, o acervo literário da referida biblioteca que já não funcionava no local de origem e que foi doado à Biblioteca Francelina Martins Araújo.
Por vários anos promoveu shows artístico-culturais, na quadro de esportes do Grêmio Ipuense e, de, pois de vinte e cinco anos de trabalho, aposentou-se e dedicou-se a produzir e dirigir peças teatrais que começou a encenar no “Auditório Nilo de Souza Carvalho” no Patronato Souza Carvalho, em 19 de janeiro de 2002 e 2003; - “O Auto do Santo Padroeiro!” sob a legenda do Grupo de Teatro Amador Três Estrelas.
No dia 14 de janeiro de 2006, foi eleita e empossada numa das cadeiras da “Academia Ipuense de Artes, Letras e Ciências”, cuja cerimônia realizou-se solenemente no Auditório do patronato Souza Carvalho, tendo como patrono a sua tia Ernestina da Natividade Magalhães, 1ª Diretora de Teatro de Ipu, pelos idos de 1940 a 1950.
Há 4 anos participa e recebe diplomas de “Incentivo ao Talento” do concurso literário “Banco Real” e é portadora do “Diploma de Artes Cênicas” outorgado pelo Seminário de Teatro da UVA, em julho de 2004.
Faleceu no dia 13 de janeiro de 2015.






Nenhum comentário:

Postar um comentário