segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


Coluna Preste no Ipu.
(Os Revoltosos)
(Prof. Francisco Mello)
(Há 89 Anos)

Era 13 de janeiro de 1926 invade a cidade de Ipu 100 homens da Coluna Prestes que estava vindo do Piauí e que por aqui passaram.
A primeira coisa que chamou a atenção dos “Revoltosos” foi a Bandeira Vermelha hasteada no cimo da Igrejinha, a cor do Santo Padroeiro, os homens da Coluna Prestes tiveram a impressão que aqui no Ipu estava em guerra. Foram a Estação Ferroviária desligarão os fios do Telégrafo e passaram a monopolizar a cidade.
Conseguiram dinheiro do Agente do Banco do Brasil e outras ajudas do Prefeito Municipal. Esta Coluna era comandada pelo João Ten. Alberto Lins Barros, Irmão do Dr. Apolônio de Perga Bandeira Barros, que é sepultado no cemitério de Ipu. Uma BOMBA DINAMITE deveria ser enterrada no Alto do Cemitério e explodida se necessário fosse e a sua explosão traria consequências gravíssimas para Cidade.
Não aconteceu, porque ao tomar conhecimento que Dr. Apolônio seu irmão estava ali enterrado, Pedro Alberto que era o comandante maior da Coluna mandou que fosse suspenso todo trabalho de enterramento e consequentemente a detonação da Bomba. Aconteceram vários fatos pitorescos, historias hilariante e algo mais. Passaram apenas dois dias aqui em Ipu rumando em seguida para Crateús. Numa reunião no Gabinete de Leitura com o Presidente Chagas Pinto, Cel. João Bessa, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, Vigário, Joaquim de Oliveira Lima representante do Banco do Brasil, foram atendidos todos os pedidos do Tenente João Alberto.
O Presidente pediu ao Tenente que deixasse alguma escrita para registrar a sua passagem em Ipu, e assim ele fez.
“Cidade hospitaleira, onde tudo lembra a memória de meu irmão. Em cada um de seus habitantes encontrei um amigo desinteressado, mas para admirar este formidável torrão tão querido destes cearenses, - raça forte que tanto honra nosso Brasil”.
Sinto Satisfação.
Ipu 13 de janeiro de 1926.
João Alberto Lins Barros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário