sábado, 20 de dezembro de 2014




História e significado da árvore de Natal
Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial. 
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.
Dia de montar a árvore de Natal
- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Missa do Galo
A "Missa do Galo", também conhecida por "Missa da Meia-Noite", um costume surgido no século V, é celebrada nesse horário porque, segundo a tradição, foi nessa hora que Jesus nasceu, na noite de 24 para 25 de Dezembro.
A partir do ano 330, a igreja romana celebra o nascimento de Jesus a 25 de dezembro porque é o dia do solstício do inverno romano e , nesse dia , os pagãos festejavam o natal do Deus-Sol , Natalis Invictus , tendo sido por isso que os romanos passaram a celebrar, nessa data , a festa da posse do "Deus-Imperador", Constantino , que era cristão e , por isso ,  substituiu essas festas pagãs, que cultuavam o Sol , pela festa do Natal do Sol da Justiça e da Luz do Mundo: Jesus Cristo.
E , como preparavam a festa do Sol com as festas pagãs , chamadas Saturnais , de 17 a 24 de dezembro, assim surgiu o Tempo do Advento , como preparação para o Natal de Cristo.
Para os católicos romanos, o costume da Missa do Galo começou no ano 400 da nossa era e, nos países latinos, ela é assim chamada porque, segundo a tradição, a única vez que um galo cantou à meia-noite foi quando Jesus nasceu.
No século IV, a comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação até Belém para celebrar a Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus , na hora do primeiro canto do galo , mencionado por Jesus na traição de Pedro ( Mt. 26:34  e  Mc. 14:68-72 ).
Diz uma outra lenda antiga que, antes de baterem as doze badaladas da meia-noite do dia 24 de dezembro, cada lavrador da província espanhola de Toledo matava um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus e, depois , o galo era levado para a igreja a fim de ser oferecido aos pobres que, então , podiam ver melhorado o seu almoço de Natal.
Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume também que se levasse o galo para a igreja, para que ele cantasse durante a missa da meia-noite e, quando isso acontecia, todos ficavam felizes, porque seria prenúncio de boas colheitas.






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário