quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


Abdias Martins de Souza Torres
Nasceu na Fazenda Cangati na cidade de Ipu em 25 de setembro de 1904. Era filho de João Joca de Souza Torres e Dalila de Souza Martins. Casou-se com Maria Natividade Martins, a Nati, Ardoroso trabalhador, foi comerciante e agropecuarista. Político respeitado, foi vereador e presidente da câmara por quatro legislaturas, exercendo a função de prefeito em duas ocasiões. Foi nomeado pelo presidente da república Getúlio Vargas como suplente do substituto de Juiz Federal do município de Ipu. Seus filhos Olívio, Maria do Carmo, Francisco, Anahides, João, Simão, Maria Zélia, Núbia e Raimundo. Deixou um legado de honradez e honestidade. Faleceu em 04 de setembro de 2001.

Felix de Souza Martins
Foi o primeiro prefeito de Ipu eleito pelo voto direto, exercendo sua gestão no período de 1926 a 1928 e inaugurando uma nova fase na política nacional. Até aquela data, os prefeitos (ou Intendentes) eram nomeados pelos presidentes das províncias. Nasceu no ano de 1848 na Fazenda Irapuá, Pires Ferreira, então distrito de Ipu. Filho de José Martins Pereira e Maria Francisca de Souza, casou-se em 1869 com 21 anos de idade com Maria Verônica de Souza, com quem teve 13 filhos.  Ficou viúvo aos 75 anos, em 1924, e naquele mesmo ano casou-se com Ester de Souza Martins, e teve mais terês filhos. Empreendedor, embora com pouco estudo, ainda jovem e muito antes de ser prefeito, construiu agudes e barragens, possuía fábricas de rapadura e cachaça, cortume e uma fábrica de descaroçar algodão. Tornou-se rico e influente, recebendo oficialmente o título de Coronel da Guarda Nacional. Em 1930 elegeu para prefeito o seu filho, João Martins Sobrinho, que não tomou posse por causa da Revolução que levou Getulio Vargas ao poder naquele mesmo ano, tornando ilegítimas as eleições municipais. A sua forte influência política deixou um legado nos seus descendentes. São exemplos o prefeito Raimundo Rodrigues Martins (1948 a 1949), Abdias Martins de Souza Torres (Presidente da Câmara, assumiu a prefeitura por morte do titular entre 1949 e 1951, sendo eleito pelo voto direto entre 1955 e 1958), e Simão Martins de Souza Torres, filho de Abdias e bisneto do coronel, entre 1997 e 2000.

Jose Itamar Mourão
Nasceu no dia 11 de dezembro de 1925 na cidade de Ipu. Fez os primeiros estudos no Ipu e em seguida no Colégio dos Frades em Canindé.  Era filho de João Batista Mourão e Percília Aragão Mourão. Ingressou na Marinha de Guerra do Brasil através da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará aos 18 anos de idade. Após deixar a marinha, passou a lecionar. Foi professor do Colégio 7 de Setembro nos primórdios daquele educandário, que tinha a frente a figura enérgica e respeitada do Professor Edílson Brasil Soàrez. Retornou a terra natal e passou a ensinar no Colégio Ipuense. Além de renomado e respeitado professor, era conhecido pela sua paixão pelo Esperanto, pretensa língua de alcance universal, mas falada por poucas pessoas. Faleceu em 23 de setembro de 1962 na cidade natal.











Nenhum comentário:

Postar um comentário