domingo, 30 de novembro de 2014


Academia Brasileira de Hagiologia

A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da Hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
Foi criada em 8 de dezembro de 2004, ano do 150º aniversário da criação da Arquidiocese de Fortaleza; 140º aniversário de fundação do Seminário da Prainha, em Fortaleza; dia do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição e do 100º aniversário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Lira, após criarem com sucesso a Academia Fortalezense de Letras, desta vez, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa, fundaram a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).
Sendo a ABRHAGI a primeira academia no Brasil dedicada ao estudo dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e cousas sagradas e santificadas, é composta de 20 acadêmicos cearenses e 20 dos outros Estados da Federação, para garantir a abrangência nacional.
A ABRHAGI não tem caráter político-partidário, nem adota qualquer discriminação, notadamente, nos aspectos de religião, de sexo, de cor ou de raça e, ainda, não tem fins lucrativos.

A primeira diretoria ficou assim composta: Presidente de Honra: Dom José Bezerra Coutinho; Presidente: José Luís Lira; Vice-presidente: Matusahila Santiago; Secretária-geral: Gizela Nunes da Costa; Primeira-secretária: Maria Norma Maia Soares; Tesoureiro: José Olavo Rodrigues; Primeira-tesoureira: Irmã Elisabeth Silveira; Relações Públicas: Paulo Mindello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário