segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Um multidão de católicos participaram da missa de reinauguração da Igreja Matriz de São Sebastião, em Ipu.


A Igreja Matriz de Ipu ou Igreja de São Sebastião. Conta a história que em meados de 1911, com a chegada do pároco Aureliano Mota para suceder o padre Máximo Feitosa, percebendo o crescimento econômico do Ipu e a posição privilegiada da cidade naquela época, tratou de chamar para cá seu irmão, o jurista, folclorista e escritor Leonardo Mota. Permaneceu à frente da Freguesia de São Sebastião por apenas cinco anos, o suficiente para idealizar a construção de uma igreja matriz que deveria ser a maior e mais bela de toda a região norte. A planta foi feita pelo arquiteto Arquimedes Memória e a pedra fundamental lançada em 1914. O jornal O Rebate, de Sobral, noticiou o fato na edição de 24 de outubro de 1914 com as seguintes palavras: "Com desusada solenidade realizou-se domingo último, no Ipu, a bênção da primeira pedra fundamental da nova Igreja Matriz daquela cidade, grandioso empreendimento que pretende levar a efeito, ali, o seu atual vigário, padre  Aureliano Mota."
Com a transferência do Padre Aureliano para Quixeramobim, foi designado para o Ipu o Padre Gonçalo de Oliveira Lima, assumindo a Paróquia em 09 de abril de 1916. Continuou a construção da matriz a qual, devido às suas grandes dimensões, levou 26 anos para ser concluída. Padre Gonçalo enfrentou dificuldades, como as grandes secas de 1919 e 1932, quando foi criado em Ipu um campo de concentração para os flagelados, aos quais o padre deveria prestar auxílio espiritual.
Por duas vezes assumiu cumulativamente as paróquias de Ipu e Guaraciaba do Norte, sendo a primeira de 12 de junho de 1920 a 02 de dezembro de 1922 e a segunda de 26 de junho de 1923 a 28 de outubro de 1925.
Em 1947, com 63 anos de idade (idoso para a época), o então Monsenhor Gonçalo entregou a paróquia ao Padre Francisco Ferreira de Moraes. Este tomou posse no dia 10 de janeiro daquele ano e permaneceu à frente da Paróquia de São Sebastião do Ipu por mais de cinqüenta anos, sendo sucedido pelo atual padre Raimundo Nonato.
A REFORMA DA IGREJA
O padre vendo a necessidade urgente de uma ampla reforma na sua Igreja, iniciou uma grande campanha de arrecadação para reforma, a campanha contou com a realização de bingos durante as festas religiosas, ajuda financeira de empresas e políticos que começou a se concretizar a partir do ano de 2010.
Foram modificamos o teto, forro, iluminação, som, piso e outros compartimentos do templo. A revitalização da pintura interna e externa contou com a coordenação do famoso restaurador Sérgio Tropias.
Nesta sexta-feira, o Padre Raimundo Nonato em entrevista para os meios de comunicação radiofônicos e imprensa escrita, prestou contas com os ipuenses. De acordo com o vigário, foram gastos mais de R$ 908 mil reais com essa reforma.
Durante a reinauguração e as comemorações do I Centenário da Pedra Fundamental acontecida neste sábado (18-10-2014) com uma missa de corpo presente que contou com a presença de vários padres, autoridades municipais e uma grande multidão de fiéis, o padre Raimundo Nonato agradeceu a participação e a iniciativa do empenho de todos os munícipes ipuenses.

Acompanhe agora as imagens no slide show especial e os vídeos que marcaram os bastidores deste grande evento religioso. Imagens e produção de Afrânio Soares. Contrate nossos serviços de divulgação pelos telefones (88) 9916-7711 e (88) 9600-1918. Melhor site de informação da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário