quarta-feira, 22 de outubro de 2014


Primeiras Trilhas Ecológicas de Ipu.
Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente
Secretário: Antonio Carlos Amarante da Silva.
Ipu-CE. Ano de 2009.

Propões-se o Secretário Carlos Amarante criar várias trilhas ecológicas no nosso Municipio.

Dentre elas figuraram no seu programa de governo do Municipio de Ipu a trilha a antiga Usina Hidrelétrica de Ipu.

Trilha da Usina Hidroelétrica. 

Em 1931 os senhores gestores municipais valendo-se do nosso potencial energético resolveram instalar um sistema HIDROELETRICO que pudesse aproveitar as águas que banham o Ipu se desprendendo perenemente da Serra da Ibiapaba.

Foi organizada uma Sociedade constituída por; José Tomé de Sabóia (Fortaleza) Oscar Coelho (Ipu) e Joaquim Sebastião Ferreira (Fortaleza) este último cognominado de o “Homem da Luz”. Senhor, Joaquim era casada com a distinta filha de tradicional família de Ipu Soares Oliveira D. Chiquita Soares assim era conhecida em nossa terra.

O nome da firma ora criada ficou assim denominada “Coelho, Ferreira e Companhia”.
Foram iniciados os preparativos. De imediato foi feita a aquisição de um possante motor de Marca “Bataclan”, de origem Alemã.

Estando tudo pronto no dia 20 de setembro de 1931 o Interventor Joaquim de Oliveira Lima, grande ipuense e empreendedor, autorizou o procedimento inaugurativo do grande evento, caso inédito em toda Zona Norte do Estado do Ceará. IPU era iluminada pela Força Hidráulica vinda do alto das serranias. .

E às 18horas com a autorização do Prefeito Joaquim Lima o Sr. Oscar Coelho proferiu o discurso dos altos do Coreto do Jardim de Iracema pronunciando a seguinte expressão: “EIS A LUZ”; neste momento foram muitos aplausos, buzinas de carros ecoaram em toda cidade, máquinas de trem que se encontravam na Estação Ferroviária apitaram, os Sinos Repicaram, Fogos de Artifício explodiam no ar, e as Bandas de Música tocaram Marchas e Dobrados e etc.

Hoje numa arrancada para o resgate de nossas raízes, está, pois a Secretaria do Meio Ambiente criando uma Trilha Ecologia nos caminhos de nossa saudosa Usina Hidráulica ainda com alguns vestígios de suas origens.

Será um percurso que começará pelo poético Gangão onde ainda escoam as águas benditas de nosso Ipuçaba, não obstante outros córregos nos caminhos da trilha.

Está, pois criada a cidade a idéia de um extraordinário e significativo feito para nossa história para o nosso Povo.

*************************** 
Trilha da Escada de Pedra.

Outra trilha que a Secretaria do Meio Ambiente se propõe a fazer é a da famosa Escada de Pedra, destacada pelo íngreme percurso até chagar a Várzea do Jiló.

Terá inicio logo após o Balneário, e a sua extensão é de aproximadamente de 01 km.

No trajeto da Trilha ora descrita encontramos a Pedra do Descanso, uma local que paramos para a devida pausa e contemplação do alto das serranias a nossa encantadora cidade.

Em seguida cumprimos mais uma pequena jornada e chegamos ao Poço do Guerreiro onde suas límpidas águas escoam formando a decantada Cachoeira do Urubu onde hoje é a AABB da Serra.


Ainda sobre a escada de Pedra, e no que diz respeito à fabulação, que nas proximidades da cidade de Ipu, ao sopé da Serra Grande e denominada em suas faldas, deságuam as águas do Riacho Ipuçaba, que formam a nossa conhecidíssima “Bica do Ipu”. Reza a tradição lendária que, certa feita, um jovem par, casado às escondidas da família, descia a famosa escada de pedra que liga o vale ao alto das serranias. E numa fração de segundo, o jovem é lançado despenhadeiro abaixo... Anos depois, era sempre observada à tardinha a reprodução da tragédia... Haviam casado na manhã do trágico dia e afirmavam as más línguas que fora a noiva que empurrara o jovem sertanejo...  

*******************************************


Ladeira da “Lasca da Velha”, oficialmente hoje conhecida como Ladeira de São Sebastião.

Situa-se na Serra da Ibiapaba.  Começa no local conhecido por “Quebradas” e se prolonga até as imediações da localidade de Riachão já nas proximidades de nossa cidade.

Será uma trilha de muita significação econômica para a nossa Ipu. Por muito tempo foi um veículo de escoamento de produtos como: óleo de mamona, coco, tapiocas, frutas em costas de animais, cebolas e alho, coentro e outros produtos similares. Era verdadeiramente bucólico o comércio feito pela nossa Ladeira chamada Lasca da Velha.

O local em certos momentos se apresenta não muito íngreme, onde encontramos no seu percurso vestígios de um velho calçamento, cruzes de pessoas que por lá desapareceram e marcas dos Cavorteiros nas toscas pedras do trajeto da ladeira.

Era comum nas noites de sexta para sábado ou mesmo pela madrugada vermos os transeuntes comerciante descendo a ladeira com uma lamparina ou bibiana para fazer a iluminação do seu trajeto, não muito desconhecido era quando das festas religiosas na nossa Ipu, logo após as novenas as pessoas que vinha assitir o ritos sagrados da Igreja voltava com as suas luminárias na cabeça, assentido pelos ipuense que ficavam em suas calçadas vendo a écloga procissão de luzes rumo a nossa Serra.

Uma panorâmica se descortina numa pedra grande que vamos denominá-la de Pedra do Descanso onde a visão é de uma bela raridade quando ao longe vislumbramos a nossa cidade.

Vem oportunamente esta Trilha resgatar as nossas memórias e raízes não tão distantes, mas teen um enriquecimento Cultural e Turístico dos mais expressivos dignos de quem a conhece.

A sua extensão é aproximadamente de 01 km

Ipu, 09 de fevereiro de 2009.












Nenhum comentário:

Postar um comentário