quinta-feira, 14 de agosto de 2014

R E L I G I O S I D A D E

A religião é inerente ao ser humano. Todos nós temos necessidade de religião. No Brasil, a mais forte é a católica, ela veio com nossos colonizadores, eles a implantaram com tanto ênfase, com tanta sabedoria que, em muitos lugares e por muito tempo ela foi a única.
No começo dos anos cinqüenta, na capela de N.S. Auxiliadora em Carnaubal, dois Franciscanos: Frei Romualdo e Frei Cecílio, eram eles missionários alemães, realizaram as "Santas Missões." Foi uma festa muito bonita, inclusive com sliht mostrando entre outras coisas o inferno de Dantes, para onde iriam os pecadores, era uma novidade para a maioria.
A noite não só os moradores do povoado se reuniam na praça da capela para assistirem aos sermões, como também vinha muita gente das Macambiras e de sítios vizinhos, - eram os matutos como era chamada aquela gente por alguns moradores do povoado.-
Nesses sermões foi constatado que apenas quatro pessoas daquele universo não eram católicos. Isso, quando começou as Santas Missões, porque durante elas, dois se converteram ficando assim somente dois não católicos.
Nos Morrinhos não havia esses dois, todos católicos, sem exceções. Havia sim muito misticismo: rezadeiras, curandeiros e outras heranças de nossos irmãozinhos índios.
Isso tinha como principal razão de ser, a ausência da Igreja, as duas paróquias mais próximo estavam a mais de dezoito quilômetros: São Benedito, - Pe. Coutinho. Guaraciaba, Pe. Antonino.
Nos Morrinhos seus moradores iam a missa quando elas aconteciam nas capelas mais próximas: Sussuanha, Campo da Cruz e Carnaubal; todas ha mais de seis quilômetros de distância.
Rapazes e moças também iam, não apenas as missas nessas capelas, mas, principalmente as novenas e, como essas aconteciam à noite, à volta com uma namorada até que a distância não era grande.
Quando eu era adolescente, um dia reuni uma turma de rapazes e moças e fomos uma novena em Guaraciaba, quase vinte quilômetros e todos apé. Para isso tínhamos que conseguir uma senhora casada para tomar conta da tropa, não foi difícil, levamos minha madrinha: Hermina, difícil foi sua missão, deu tudo certo, chegamos pela madrugada.
Também havia as novenas domésticas, eram celebradas em casas de famílias em dias ou tempos alternadas; havia um cidadão que as celebrava em latim. - João Mendes, -


Do livro: “Histórias nos Morrinhos”
De Amadeu Lucinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário