sexta-feira, 15 de agosto de 2014


Prof. Moacir Alves Timbó

Nasceu em Tamboril no dia 08 de abril de 1920, filho de Pedro Paiva Timbó e Luiza Alves Timbó.
Chegou a Ipu no de 1950.
Faleceu na cidade de Ipu aos 26 dias do mês de outubro de 1981. Os seus restos mortais se encontram sepultados no tumulo de sua família na cidade de Tamboril.
Cotava apenas com 16 aos quando decidiu ingressar a Companhia de Jesus – Escola Apostólica de Baturité. (Escola dos Jesuítas) como estudante.
Na inteligência e com seus atributos estudantis, pontilhou ao longo de alguns anos uma estrutura fundamental sólida e cultural.
Deixando a Escola Apostólica, resolveu abraçar o Magistério. A sua riqueza intelectual e espiritual foi doada a causa da Educação. Lecionou em primeira estância na cidade de Sobral, no Colégio Sobralense.
O professor Moacir Timbó chega a Ipu, na década de 50. E na fértil terra ipuense ao sopé da Ibiapaba, idealizou a criação de um Ginásio. A semente foi lançada, semente que se fez plantar um sonho que se fez realidade.
Abdoral Timbó, Dr.Thomas de Araújo Corrêa fundaram o Núcleo Educacional de Ipu, e assim surgiu o Instituto Ipuense, a 15 de agosto de 1952. Estava assim fundado o Instituto Ipuense Escola que se projetou grandemente no âmbito educacional de Ipu.
Um pugilo de 40 alunos abriu suas portas, sob a orientação de oito devotadas mestras, tendo a sua frente, o incansável batalhador – o Prof. Moacir Timbó.
Foram fundadores juntamente dom o Prof. Moacir timbó,
Maria Valdemira Coelho Melo, Maria José Taumaturgo Farias, Terezinha Menezes, Terezinha Dantas Bandeira, Maria Amélia Martins Mesquita.
Fundou a Escola de Comércio – José de Farias. Diplomou uma turma de 10 alunos e depois suas atividades foram suspensas por dificuldades várias.
Fundou logo em seguida na Escola que passara a dirigir uma entidade estudantil que congregava todos os alunos; era o Grêmio Literário Esportivo Santo Tomás de Aquino o - GLESTA.
Prof. Moacir a 20 de fevereiro de 1954 conseguiu mudar de Instituto para o nome de Ginásio Ipuense, o nome que sonhara verdadeiramente.
Realizou várias atividades culturais e educacionais ao longo de mais de 25 anos de Educação dedicada a Juventude Ipuense. Era uma Escola somente para homens, e depois com a evolução do colégio se tornou Masculino e Feminino. Desenvolveu grandemente as suas atividades e em pouco tempo já funcionava em dois turnos de funcionamento.
Criou a Associação de Pais e Mestres, Associação de Professores, promovendo reuniões mensais. Foi diretor do Ginásio Ipuense por 22 anos
O grande mestre era Poliglota. Falava correntemente o Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e as línguas que consideramos mortas como o Latim e Grego.
Prof. Moacir foi Congregado Mariano, uma instituição da Igreja que muito contribuiu para formação da juventude daqueles tempos.
Era Filólogo, Poeta e Escritor dos mais renomados de nossa cidade.
O mestre Moacir Timbó gostava de cantar algumas canções em Espanhol tais como: Siboney - Yô nô sê se es pecado – Índia, Solamente una vez - Dez anos e outras e mais outras.
E assim O Prof. Moacir desenvolveu e criou e iniciou a Educação Moderna em nosso Município.
Em sua homenagem funciona no Bairro do Cafute a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Moacir Timbó.
(Francisco Mello)


Nenhum comentário:

Postar um comentário