sábado, 9 de agosto de 2014

P A I H E R Ó I
Amanhã nos reunimos em família para prestar nossa singela homenagem ao grande herói de nossa vida. O Pai.
Esse ser sublime que comemoramos amanhã o seu dia, é muito especial em nossa existência.
Eu poderia ter dito: FOI, não o disse, mas sim, falei: É, e não foi por acaso, porém de propósito. Isso porque, mesmo aqueles que como eu, que não tem mais sua presença física aqui, ele está mais presente duque qualquer um de vocês possam imaginar.
Quando nascemos, somos apenas um bolo de argila que será moldado pela vida, pela sociedade, e com o tempo. Porém, o oleiro que vai moldando aquela argila em um ser social e humano, é ele, nosso pai, nosso herói.
Mesmo ele já estando no andar de cima á nos esperar, está muito mais presente em nossa vida do que possamos imaginar.
Alguém que conheceu nosso pai, vai vê-lo em nós, nos mais simples gestos: no andar, no falar e no agir. Fomos moldados por ele.
Pai herói! Quem é o pai herói? Quem foi o pai herói?
Pai herói somos todos nós pais. Pai herói foram os pais de todos nós. Muitos dirão: meu pai nunca disse que me amava, meu pai nunca me deu um beijo, meu pai nunca me deu um abraço se quer.
E eu direi: teu pai sempre te disse eu te amo. Teu pai sempre te beijou, teu pai sempre te abraçou.
Ele me dizia eu te amo, todas as vezes que saia de madrugada enquanto eu dormias, isso para lutar pelo meu pão. Teu pai te beijava todas as vezes que, trazia para ti, o leite, o pão, as frutas, o açucar, a carne, o feijão e todos os alimentos que tu precisava para cresser saudável e forte como és hoje. Ele te abraçava todas as vezes que no frio da noite ia te cobrir com o cobertor e correr atraz de remédios todas as vezes que tu adoecia.
Talvez por recebermos o carinho físico daquela santa a que chamamos de mãe. Esquecemos de que nosso pai foi um herói.
Aliás, a grandeza do pai é inconteste. Então vejamos: Jesus com todo seu poder, com toda sua sabedoria, com toda sua santidade. Sempre que se referia ao Pai, falava de um ser superior.
Quando aos doze anos em Jerusalém e depois da festa da páscoa à que tinha vindo com seus pais terreno, Ele se dispersou deles e, pensaram que Ele havia se perdido. No entanto foram encontrá-lo três dias depois no Templo e, entre os dotores. Quando Maria, sua mãe, falou de sua preocupação, Ele simplesmente disse que, ficara na casa do Pai, e à seu serviço, era para isso que tinha vindo.
Quando o moço rico o chamou Jesus de "Bom Mestre”, Ele o repreendeu e disse: "Ninguém é bom, se não o Pai”.
Não quero nem me portar a história do Filho Pródigo, que segundo Lucas, gastou toda sua fortuna com vícios mundanos. E ao chegar, seu pai o recebeu com festa.
Qual de nós um dia não foi o filho pródigo?
Jesus, certa vez afastou-se de seus discípulos e ficou muito tempo em oração.
Ao voltar, um deles disse: Senhor encina-nos a orar! Como faz o João Batista com seus discípulos.
Jesus em sua sabedoria absoluta, não mandou que nas horas de aflição procurássemos nossos amigos, ou nossos irmãos. Mandou sim que pedíssemos diretamente ao Pai. E falou: quando orardes, dizei: “Pai Nosso que está no Céu. Santificado é o teu nome. (Ele não mandou falar pai meu, mais sim nosso, para entendermos que, Deus o pai que Jesus se referia, não era apenas pai do discípulo que iria orar, mais sim de todos nós.) Deixa vir para nós um pouquinho de teu reino. (Sabia Ele que lá é muito bom.) Porém se é esse o teu desejo, tem prevalência tua vontade, tanto na terra como no céu”.
Não deixe faltar comida em nossa mesa. Pai perdoa as vezes que te ofendi que, prometo: perdoar aos irmãos que me ofenderam.
Não me deixe cair em tentação. E me livra do mal. - Assim sejas.
Hoje sou escritor, sinto a presencia de meu pai em tudo que escrevo, como escrevo e porque escrevo. Sou herdeiro direto dele, herdei, principalmente seu caráter.
Pai, onde quer que você esteja. Receba minha gratidão, meu afeto e meu carinho. Procuro lhe imitar, ser igual a você. É impossível. Você é único. A todos os pais que tiverem oportunidade de ler esses meus pensamentos, recebam meu abraço. E aos filhos também, que somos todos nós, levem aos seus pais, meu abraço e carinho.
Amadeu Lucinda
10/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário