domingo, 17 de agosto de 2014


IPU!
IPU, de Vila, foi elevada à categoria de cidade conforme reza a Lei nº 2.098, de 25 de novembro de 1885.
O desembargador Miguel Calmon du Pin e Almeida Presidente da Província do Ceará etc.

“Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sanciono a lei seguinte”:
Art. 1º – Fica elevada a VILLA do IPU a categoria de CIDADE.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.
Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém.
O secretário desta província a faça imprimir, publicar e correr.
1885 sexagésimo quarto da Independência do Brasil do Império.
Miguel Calmon du Pin e Almeida

Os seus primeiros edificadores deram como já dissemos a configuração de um pássaro, o bico fica no fim da Rua, goela o inicio da artéria e o papo o Quadro da Igrejinha propriamente dito.
 O Município de Ipu limita-se ao Norte com Reriutaba e Pires Ferreira; ao Sul com a cidade de Ipueiras; a Leste com Hidrolândia; a Oeste, com Guaraciaba do Norte e Croata.
O Município está dentro da Mesorregião do Noroeste Cearense, portanto localizado na Microrregião do Ipu que engloba os seguintes municípios: Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba e Varjota. Fica também, na Zona Fisiográfica de Sobral, tendo como sede à cidade de Ipu, a 247,20 m de altitude, as suas coordenadas geográficas estão assim distribuídas: Latitude 4° 19’ 20’’ S; Latitude 40° 42’ 39’’ W. Situa-se ao pé da Cordilheira da Ibiapaba, às margens do ribeirão Ipuçaba, com suas ruas amplas e arborizadas. Dista da capital do Estado pela rodovia da Fé 288 km. Os naturais do Ipu são chamados de ipuenses.
O Clima é semiárido quente; a oeste na zona serrana tem clima fresco atenuado pela altitude. A temperatura do ano inteiro varia de 24ºC a 34ºC.
Orografia: A Ibiapaba margeia o município de norte a sul.  Na área sertaneja encontram-se os serrotes Flores e Fuzil.

Superfície: 634.1 Km²
População: 42.000 Habitantes. Crescimento Geométrico: 2,062,
Percentual de Crescimento: 10,92%
Densidade Demográfica: 61,70 Km²
       (Dados IBGE – Censo de 2000)

Distritos, Ipu (sede), Abílio Martins, Flores e Várzea do Jiló, Ingazeira e Recanto. A cidade do Ipu é de belo aspecto, surpreendendo quem a visita à procura de novas sensações. Regularmente edificada, destaca-se pela sua pitoresca paisagem localizada no sopé da famosa Ibiapaba, tornando-se, portanto, a mais próxima de quantas outras das cidades estão encravadas em suas imediações. Em todo seu perímetro urbano conta atualmente com 213 ruas (ano de 2006) bem delineadas, quase todas as calçadas, asfaltadas e arborizadas e com praças ajardinadas.

A maior curiosidade do município, na opinião do saudoso historiador Antonio Bezerra, é indubitavelmente a Bica, jorro d’água que se precipita de uma altura de 120 metros, em um sítio magnífico a dois quilômetros a sudoeste da cidade.
”De longe parece larga fita de prata, caída por sobre o verde “gaio” das árvores, ondulando suavemente ao efeito da luz do sol e expelindo as mais agradáveis irradiações”.

Rios, açudes e lagoas: os rios Acaraú e Jatobá são os únicos do município; há vários riachos, com destaque especial para o Ipuçaba que forma a nossa deslumbrante Bica. Além dos açudes São Bento, Bonito, Barrinha, Cipó e outros. Boa parte da represa do Açude Araras pertence ao nosso município. Existem as lagoas Arroz, Fuzil, João Lobo, Curicaca, Malhada Vermelha, Santa Rosa e Veados. 
Ipu está dividida em duas zonas: serrana e sertaneja, ambas se prestam à agricultura e a pecuária.
Nas zonas agrícolas, os plantios mais explorados são os cereais: algodão, mandioca, cana-de-açúcar, milho, feijão. Hoje na zona serrana há uma produção muito grande de hortaliças, especialmente o tomate.
Nos pastoris, toda espécie de criação é aclimatada na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário