sexta-feira, 15 de agosto de 2014


Colégio Ipuense
(Ginásio Ipuense.) 
Fundado em 15 de agosto de 1952, pela espúria Sociedade Núcleo Educacional de Ipu. Está situado na Rua Antonio Memória, 1188.
Esta sociedade foi extinta pelos seus fundadores, tendo como mentores principais os Pe. Moraes e outros seguidores seus, o Hidrolandense Lucio de Oliveira Candido e outros que não se fazem mister citar aqui.
O seu fundador foi o Prof. Moacir Timbó coadjuvado pelas professoras: Valdemira Coelho, Maria José Taumaturgo Farias, Terezinha Menezes, Terezinha Dantas Bandeira, Irmã Carmélia da Costa Nogueira e Maria Amélia Mesquita Pereira, (Beinha).
O seu nome inicial foi: Instituto Ipuense. Depois Ginásio Ipuense. Com o advento e a criação do Curso Ginasial pelo o Ato de Nº. 39/71 do M.E.C. Com o passar dos tempos e com a criação do Ensino Médio de acordo com Parecer de Nº. 552/83 de 01/06/1983. Conselho de Educação do Ceará – C. E. C. Passou a se chamar de Colégio Ipuense.
A sua matricula inicial no ano de 1952 foram de 40 alunos.
Foram vários os seus diretores. O primeiro Diretor de fundador do Colégio Ipuense foi o Professor Moacir Timbó que teve a frente do Colégio por mais de 28 anos. O Segundo Diretor foi o Professor Francisco de Assis Martins (Professor Melo) o seu mandato teve a duração de 17anos; criou o Ensino Médio fazendo funcionar o Curso Cientifico e muitas outras atividades Curriculares e Concurriculares. O Laboratório de Ciências funcionava a todo vapor com sem número de experiências que eram realizadas. Chagas Oliveira (não sabemos a sua qualificação) dizem que era bedel do Colégio Sete de Setembro de Fortaleza. Ficou popularmente conhecido por Chagas Pandeiro, pois tocava muito bem um Pandeirinho. Durou pouco tempo a sua gestão. A atual Diretora é Senhora Rosinei Timbó de Paiva.

Nas décadas de 70 e 80 o colégio Ipuense teve um destacado papel na educação de nossa cidade, com a criação do Curso Cientifico para cá migraram alunos das cidades de: Ipueiras, Guaraciaba do Norte, Reriutaba, Hidrolândia e Nova Russas. Tendo assim uma ascendência muito grande na Educação Ipuense. Era ponto de referencia em toda Região o nosso Colégio.

O Colégio Ipuense teve sempre destaques nas suas criatividades; nas datas comemorativas como: O Dia da Pátria, Dia do Município, Festas Juninas, Festividades do Mês de Maio, No Futebol de Salão com real destaque chegando a ser conhecido em todo o Estado do Ceará. 
A Bandeira do colégio foi criada via concurso e o vencedor o então aluno Jorge Antonio Martins Nobre, suas cores: verde e branco.

O Colégio nesta última década mudou de nomes várias vezes. Eram nomes de fantasias que nada significam a terra ipuense. Vejamos: alguns: Anglo do Ipu, Anglo Ipuense, Anglo Colégio Ipuense, Novo Colégio Ipuense, Geo do Ipu, Geo Ipuense, simplesmente Geo e por fim o seu nome que marcou o seu progresso. – Colégio Ipuense.

COLÉGIO IPUENSE.

Hino do Colégio Ipuense.
(Antigo Ginásio Ipuense)
Letra: Prof. Moacir Alves Timbó
Música: Antonio Gondim de Lima
                                                                                                  
As luzes das ciências difundindo
No imenso território do Brasil,
A Escola forja o coração dos jovens.
Que tornarão grandioso e varonil (Bis)

Refrão
Estudante amai vosso Escola.
Ela é templo de amor e saber
Estudante elevai vossa Pátria.
E o Brasil poderoso há de ser.


O mestre é guia, e timoneiro impávido.
Que não receia a fúria da procela
Aluno e Mestre filho e pai que lutam.
Por uma Pátria forte, culta e bela (Bis).

O verde perenal de nossas matas
O azul tão puro deste céu de anil
São como vozes a cantar bem alto
A imensa fé que remos no Brasil (Bis)

Cantado a primeira vez no dia 22 de outubro de 1975.
P.S. Não tenho certeza, mas parece que foi mudado este Hino, pelo Intrigante e Perseguidor - PADRE MORAES. Este elemento não tinha respeito por ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário