sábado, 19 de julho de 2014

Q U E R O  M E U  P E S O  D E  V O L T A 
         Que bom! Querer é poder. Você quer você pode.
Foi-nos sugerido escrever sobre esse  tema, tendo como base,   em uma reportagem veiculada na Folha de São Paulo em 29/08/05. E que, o TRT da segunda região de São Paulo condenara uma empresa á indenizar uma funcionária com R$. 8.000,00 por tê-la sido chamada de gordinha e de maneira pejorativa pelo diretor da mesma.
Muito bem! O que causou indenização não foi o diretor chamá-la de gordinha; até porque, ela era fofinha mesmo. O que os juízes entenderam e os castigou com a indenização, foi á maneira pejorativa como a tratou.
Nada contra as gordinhas, todas muito simpáticas. Aliás, todas ás gordinhas têm um rostinho lindo. É pena que ás gorduras não fique apenas no rosto, migram pelo resto do corpo e ás vezes distribui-se mal. Brincadeiras á parte, afinal não foi para fazer gracinha que fomos convidados, o assunto é muito sério.
As atitudes que nos levam a engordar são em sua maioria a maneira de nos alimentar. O que engorda não é comer muito, más, sim comer mal, comer de forma errada.
Os alimentos que ingerimos têm funções específicas. São três ases principais: alimentos construtores, alimentos energéticos e alimentos reguladores.
 Nosso organismo precisa do equilíbrio deles, se ingerirmos qualquer um desses a mais, ele fica sem função e migra para onde não deveria.
Os alimentos que nos fazem engordar são os energéticos, eles nos enchem de energia, e ás que não gastamos se transformam em gorduras; são eles os carboidratos ricos em amidos, os açúcares e lipídios e tão necessários em nossa vida. São eles que nos permitem: falar, andar, trabalhar, estudar, enfim, tudo que fazemos gastamos energia e são eles quem nos fornecem essa energia tão necessária.
 O que nos engorda é ingerirmos esses alimentos além das  necessidades  básica. Na realidade, uma pessoa com saúde normal, engordar ou emagrecer depende basicamente de seu hábito alimentar.
 Dois aspectos devem serem avaliados: a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingerimos.
 A quantidade de quilocaloria ingerida diariamente e a quantidade de quilocaloria consumida diariamente pelo corpo é que faz a diferença, é que faz engordar.
Mesmo em repouso, um adulto de estatura média, consome 1.800 kcal por dia. Ao movimentar-se essa necessidade aumenta, chegando o corpo a gastar de 3.000 até 5.000 kcal por dia, dependendo do físico, da idade e da atividade.
Os alimentos construtores são ricos em proteínas: ovos, leite, carnes, peixes etc. etc. Esses alimentos constroem nosso corpo, ossos, músculos etc., repõem as células que perdemos diariamente. São vitais.
Os alimentos reguladores são em sua maior parte formados pelas vitaminas. Elas não engordam e nem constroem, porém, são vitais.
 São elas que regulam todo nosso organismo. Então vejamos suas principais funções: a vitamina A está relacionada com a visão. A vitamina B as vitaminas do grupo B estão relacionadas com o funcionamento das células, delas depende a liberação de energia. A vitamina C é importante na cicatrização dos tecidos e também tem propriedade antiescorbútica. A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino pelo organismo, importante na formação dos ossos. A vitamina E seu grande valor estão ligados á fertilidade. A vitamina K é importante na coagulação do sangue, sem ela, uma simples extração de um dente seria fatal. As hemorragias tem quase sempre como causa, a ausência dessa vitamina.
Agora que você já sabe como voltar ao seu peso como foi sugerido no título, ser gordo ou magro depende exclusivamente de você.
O problema de ser gordo não é apenas de estética, o problema maior está ligado á saúde. O primeiro e o mais afetado de todos os órgãos é o coração, ele é responsável para mandar oxigeno para todas as células de nosso corpo através do sangue por ele bombeando, as gorduras obstruem seus caminhos naturais: veias e artérias e sem passagem para o sangue evoluem para o AVC – acidente vascular cerebral – ou o infarto do miocárdio quase sempre fatal.
Se você aumenta seu peso em 10% seu coração terá que fazer um esforço 10% a mais, se você dobrar seu peso, seu coração terá que dobrar seu esforço, terá de trabalhar em dobro. Diminua seu peso, faça exercícios e seu coração lhe agradecerá.
O hospital de cardiologia de Laranjeira no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo um trabalho muito bonito nesse sentido. O slogan é: Um, Dois, Três; Gordura Não Tem Vez.
Quero meu peso de volta. E querer é poder.
Fonte de nutrição. Onde encontrar essas fontes de riquezas que falamos?  Vitaminas. Proteínas e Carboidratos?
As maiores fontes de proteínas são os alimentos de origem animal: ovo, leite e seus derivados: queijo, manteiga etc. Também são fontes protéicas, a carne, o peixe, os mariscos; também, muitos cereais nos fornecem proteínas: soja, feijão, arroz e outros.
A vitamina A, é encontrada em abundância na cenoura, no mamão, tomate, gema de ovo, derivados do leite e folhas escuras de certas verduras.
A vitamina B, as vitaminas desse grupo são encontradas no germe de trigo, soja, centeio, lêvedo, fígado, rins, coração, ovos e leite.
A vitamina C, é encontrada nas frutas cítricas: laranja, limão, tomate, morango, abacaxi e verduras frescas.
A vitamina D, é fabricada pela a nossa pele, sob os efeitos dos raios solares, daí a necessidade de tomarmos sol. Também é encontrada no óleo de fígado de bacalhau e cação, gema de ovo, leite e manteiga.
A vitamina E, tem como fonte, óleos de sementes de cereais e de leguminosas – soja – ovos, carne e manteiga.
A vitamina K, geralmente é produzida por bactérias que vivem em nosso organismo e também por vegetais de folhas verdes: espinafre, couve, alface e repolho.
Existe hoje, criadas em laboratórios vitaminas artificiais e feitas para casos específicos. São as vitaminetas ou complexos vitamínicos, X ou Y. Elas só devem ser usadas sobre orientação médica.
Nos dois extremos de nossa vida temos que comer além da necessidade básica. Na primeira infância nosso organismo, - nosso corpo – está em formação. Portanto , ele além das kcal para manutenção no consumo diário, precisa do excesso para construir novas células de órgãos em formação.
Na terceira idade acontece que não precisamos dessa reserva para construir novos órgãos; mas acontece uma coisa que precisamos saber: o nosso organismo não tem mais a mesma facilidade de absolver todos os nutrientes que ingerimos. Isso por vários motivos. Primeiro, porque com o passar do tempo perdemos pequenos órgãos e de grande valor na absorção dos nutrientes; é a vesícula que foi extraída, não estava boa. Os dentes cariaram e foram extraídos alguns. As amígdalas também foram tiradas; elas tinham suas funções. Sem elas morremos um pouco. Também, os antibióticos que tivemos que tomar para controlar algumas infecções. Bio é vida, antibióticos, ante vida. Morremos mais um pouco. O nosso sistema linfático está deficitário de tanto lixo que nos submetemos nesses longos anos.
 E é por não absolvermos todos os nutrientes que ingerimos é que sentimos necessidade de comer mais. E esse comer mais significa engordar. Nada contra os gordinhos, todos muito simpáticos.

TER - Tribunal Regional do Trabalho.
AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Do livro: “Fragmentos de Uma Oficina Acadêmica”

De Amadeu Lucinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário