terça-feira, 29 de julho de 2014

INTELIGÊNCIA À SEU SERVIÇO

O único ser, na escala dos animais com capacidade para pensar, raciocinar, emitir o livre arbítrio e comunicar-se com seu semelhante pelo dom da palavra: o homem.
Paradoxalmente, quanto a sua estrutura física e biológica, é um dos animais mais fracos do planeta. É somente tomarmos como exemplo a maioria dos mamíferos: o cavalo, o cabrito e tantos outros que, após alguns minutos de seus nascimentos, já estão de pé, saem correndo e lutando pela vida. O homem não. Muitas vezes, até mesmo para chorar ao nascer e encher os pulmões de ar, dando início à vida exterior, precisa levar um sacode do médico.
Para compensar essa diferença, para sobreviver e para dominar os outros animais, ele retira de sua inteligência toda a força que precisa, numa afirmação da vitória da mente sobre a força física. Foi assim que o homem conseguiu: dominar, subjugar e domesticar animais com porte físicos superior ao seu em dezenas de vezes, mas sem ter estes o dom da inteligência.
No entanto, inteligência é faca de dois gumes: se por um lado garante a supremacia sobre os outros animais, por outro lado desenvolve uma série de aberrações psicológicas, que refletem em sua saúde física e mental, já tão fraca como mencionei. Na ânsia de novas sensações, enveredam pelo mundo das drogas: tabagismo, álcool e tantas…
O médico é um ser que emprega a inteligência a serviço do bem. Muitas doenças que levamos a ele, sabe o médico que a culpa é toda nossa. E, como Cristo, que pediu: “Pai, perdoa-os; eles não sabem o que fazem”. Ele cura nossas mazelas, muitas vezes, sem nos dar um pito.
Faça de seu médico um amigo, e conte com essa inteligência a seu serviço.

Do livro: “O Anjo da Noite e Outros Contos”

De Amadeu Lucinda.
Dr. Egberto Martins - médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário