quarta-feira, 9 de julho de 2014

F E S T A S   E   L A Z E R

 
A festa é uma reunião, onde se encontram amigos ou parentes para se devertirem ou homenagearem-se.
Como já mensionei, o povo dos Morrinhos era muito festeiro. Aliás, Morrinhos era uma festa permanente. Aquela alegria daquela gente tinha explicaçào. Não há alegria onde a pobreza é absoluta. Morrinhos apesar de está naquela região pobre, sem indústrias, sem fontes de recursos, seu povo vivendo da agricultura de subsistência, havia lá aqueles garimpeiros (os fumeiros) que viviam garimpando dinheiro nas cidades, dos visinhos sertões e trazendo para o lugar, vendendo o ouro negro. - o fumo -
E eles não eram poucos, citarei os nomes de alguns desses heróis: os Lucindas: Antônio, Vicente, Zé Pedro e Chico Casimiro. Os Inácios: Pedro, Vicente, Luís e Chico. Os Laurentinos: Batista e Valdemar. Os Gonçalves: José e Antônio. Individuais: João Vieira, Zé Cisso, Chico Lúcio, Antônio Anastácio e outros.
Esses heróis como já mensionei viviam garimpando recursos em lugares distantes - considerando-se os transportes da época - e os trazendo para os Morrinhos. Embora grande parte desses personagens não partecipassem direto dessas festas, porém com seus recursos vinha á elas toda a família.
Essa era a razão porque tadas as festas ali eram sucesso garantido. Fossem elas: baile, cantoria, reizado, marionete, drama, (peças teatrais) ou circo. Sucesso absoluto.
Um circo - esses de pequeno porte - que escurcionavam pelo interior e, por indicação, iam parar nos Morrinhos. Detalhe! Enquanto em lugares maiores como, por exemplo: Carnaubal, Campo da Cruz, Sussuanha eles ficavam uma semana, quando muito duas, nos Morrinhos ficavam mêses. Ex. os circos do Chamêgo e o do Gojóba.
Os bailes dos Morrinhos eram um acontecimento. Quando alguém, dos Morrinhos ou não, recebia um convite para um deles, sentir-se-ia mais do que honrado. E se esse convite fosse  para o "baile do chitão" aí ele sentia-se lisongiado.
Os convites eram mais ou menos padronizados, o cabeçário era assim: "A comissão abaixo assinada tem a honra de convidar: vossa excelência e a excelentíssima  família para abrilhantarem com vossas presenças ao "baile do chitão" que realizar-se-á na residência do senhor... na noite de... Trajes, cavalheros: sapatos, calças e camisa social, sendo obrigatório a gravata, sobre a camisa um blusão ou um colete de chita. Damas: vestidos longos e rodados, em chita, ou, corpete em citim e saia longa em chita.
Com a serteza de vosso comparecimento. Antecipamos nossos agradecimentos. A comissão... Aí vinha aquela pá de nomes...
Àqueles bailes além de muito animados, a harmonia da sociedade e, toda presente era sentida no ar, também era um bom negócio para os organizadores e com grande recompença financeira.
O Luís Corcino, - lider no lugar - sua assenção política teve início nos seus "bailes do chitão" que ele os fazia com grande respeito e organização. - É um lider nato. –

Do livro: “Histórias nos Morrinhos” de Amadeu Lucinda

Clique para responder para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário