terça-feira, 29 de julho de 2014


E ASSIM DEUS FEZ A MULHER
Amadeu Lucinda


No princípio, Deus criou o mundo. O céu, o mar, a terra e, tudo que nela existe. Por fim criou o homem. E para que esse não ficasse só; quis Deus dar-lhe uma companhia. Mas, como havia empregado todo o material que possuía. O Onipotente entristeceu e deixou-se cair em profunda meditação. E ao despertar, tirou do mundo o necessário e, FEZ A MULHER.
Tirou da Lua o seu langor; do Mar a profundidade; das Ondas, o fluxo e refluxo; (o movimento) das Estrelas, a luminosidade; dos raios do Sol, o calor; do Orvalho, as lágrimas; do Vento, volubilidade; das Folhagens, o movimento; das Rosas o perfume; do farfalhar das Árvores, o lamento; da Brisa, a meiguice; do Vinho, o sabor; do Mel, o gosto; do Diamante, o brilho; da Serpente, a sabedoria; do Camaleão, a mutabilidade; do Escorpião, o ferrote; do Pavão, a vaidade; do Leão, a ferocidade; da Raposa, a astúcia; dos olhos da Gazela, a timidez; do Coelho, o espanto; do Papagaio, a palrice; e do Tempo a inconstância.
Deus juntou esses elementos e deles, Fez a Mulher...
E entregou ao homem. Passado uma semana, o homem procurou o Criador e, disse-lhe: meu Deus! A mulher que me destes, envenenou minha vida, roubou meu sossego, fala sem cessar, chora sem motivos, seus pedidos não tem fim. Livre-me dela; eu te suplico! E Deus ficou com a mulher.
Passado quinze dias; o homem volta ao Criador e, dizendo: Meu Deus! Meu Deus! A solidão é uma desgraça; é desagradável. A vida sem a mulher é vazia e triste. Ela me dava coragem para enfrentá-la. Devolva-me. Eu te rogo!...
E, Deus devolveu-lhe a mulher. Corrido seis dias, o homem volta novamente ao Criador; chorando e suplicando. Meu Deus, a mulher não entende meus sentimentos; não me dá sossego!!! Deus irritou-se e disse: estou farto de tuas queixas. Leva a mulher contigo e não me volte mais! 
Não posso viver com ela, disse o homem.
Não podes viver sem ela, disse o Criador.
E o homem levou a mulher, resmungando e repetindo entre soluços e suspiros: que infeliz que eu sou! Não posso viver com ele e não posso viver sem ela1

Do livro: “Fragmentos de Uma Oficina Acadêmica” de Amadeu Lucinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário