terça-feira, 6 de maio de 2014

Você está em: Home CIDADE Grupo da UFRN visita em Ipu para conhecer os caminhos por onde passouAntônio Conselheiro
Um grupo de alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN visitou na cidade de Ipu (CE) no último dia 2 e maio para conhecer os lugares por onde passou o líder religioso Antônio Conselheiro no município.

O grupo foi recepcionado pelo professor e historiador
ipuense Prof. Raimundo

O grupo representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN realiza o projeto denominado  "Pelos Caminhos do Conselheiro" e visita o Brasil inteiro procurando viver e pesquisar os lugares por onde passou o Antônio Vicente Mendes Maciel mais conhecido como "Antônio Conselheiro".

O Ipu foi uma das cidades onde "Conselheiro" veio através de sua formação em direito defender os pobres e desvalidos em troca de pequena remuneração e também onde sentiu a maior decepção de sua vida, quando no ano de 1861 flagrou a sua mulher em traição conjugal com um sargento de polícia em sua residência na Vila do Ipu Grande (Como Ipu era conhecida). Envergonhado, humilhado e abatido, abandona o Ipu e vai procurar abrigo nos sertões do Cariri, já naquela época um pólo de atração para penitentes e flagelados, iniciando aí uma vida de peregrinações pelos sertões do nordeste.

A única foto conhecida de Antônio Conselheiro

O professor aposentado, palestrante e pesquisador de Antônio Conselheiro a quase 40 anos, Múcio Procópio que participou da expedição disse em entrevista exclusiva para o site Ipu Notícias que os livros contam a história de como e porque morreu e por quê da guerra e o que procuramos saber é da figura de Antônio Conselheiro. "Nosso trabalho procura sensibilizar as autoridades como governadores, prefeitos e até no aspecto turístico é importante para o Ceará" ressalta

 Ouça a entrevista na integra a entrevista com o pesquisador Múcio Procópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário