sexta-feira, 16 de maio de 2014

DOMINGO, 9 DE JUNHO DE 2013

A Nova História do Ipu - I

Chegada da Locomotiva. Sem data. Fonte: do acervo de Francisco de Assis Martins.

Histórias do Ipu

Mensalmente, a partir desta edição, o Ipu Grande publicará partes de um livro didático sobre a História do Ipu, escrito pelo professor e historiador, Antonio Vitorino. Para o professor Vitorino, como é mais conhecido, uma das grandes reclamações dos professores de história da rede municipal de Ipu diz respeito ao fato de se ensinar, em nossas escolas, as chamadas “História Geral” e História do Brasil e não a História do Ipu. Só se fala de nossa história, nas escolas, nas semanas que antecedem às comemorações do 26 de agosto, aniversário de emancipação política da cidade. E, mesmo assim, de forma muito superficial.
            Para ele, uma das grandes dificuldades encontradas pelos professores de história, quando se preocupam em trazer para a sala de aula a “história local”, refere-se à falta de material didático. São poucos os livros publicados que falam de nossa história. Mesmo, boa parte destes, difunde uma concepção de história baseada na memorização de datas e “pessoas importantes” e que pouco contribui para valorizar e difundir o conhecimento sobre o nosso passado.
Ainda, muitos professores de história, preocupados em inserir no conteúdo tradicional de história, a “história local”, partem, no entanto, de uma perspectiva enciclopedista, de acúmulo de informações.
            Portanto, a iniciativa tem o objetivo de produzir material que sirva de recurso para os nossos professores de história.

Unidade 1: A Formação do Povoado

A ocupação das terras onde hoje se ergue a cidade de Ipu ocorreu ainda no início do século XVIII. Ocupação empreendida pelo homem “branco”, europeu, pois os nativos da terra, indígenas, já ocupavam estas paragens, sobretudo a tribo dos Tabajaras, que deu asas a imaginação de José de Alencar, ao romance Iracema e a construção do maior mito cearense.
Embora os indícios apontem para a ocupação das terras, que dariam origem à nossa cidade, ainda nas primeiras décadas do século XVIII, nada indica, no entanto, que ela foi exitosa, pelo contrário. Não obstante, à medida que se avança no tempo, os indícios e vestígios históricos sobre a nossa história se avolumam e nos permitem traçar um quadro mais preciso de sua história.

Continua.
Parte do artigo publicado no Jornal Ipu Grande, nº 41. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário