domingo, 20 de abril de 2014

Você está em: Home CIDADE , IPU , PRINCIPAL Em Ipu: Missas e oração marcam a Sexta-feira Santa

 Centenas de  católicos lotaram a Igreja Matriz de São Sebastião em Ipu, na tarde de Sexta-Feira Santa, para a adoração à cruz.A cerimônia foi presidida pelo nosso pároco, Pe. Nonato Timbó de Paiva, que contou também com a presença do Vigário Paroquial Pe. Elânio Carvalho Alcântara e do Diác. Lucas do Nascimento Moreira. O culto religioso celebra a morte e a crucificação de Jesus Cristo e acontece em todas as igrejas.

Conhecida também como ‘Sexta-Feira da Paixão’, é a data em que os cristãos recordam o julgamento, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Nesse dia não se celebra missa em nenhuma parte do mundo. Para esse mesmo dia a Sagrada Liturgia nos orienta que o altar deve estar completamente despido de toalhas, sem cruz e sem velas, recordando a morte de Jesus. Também segue a orientação de que o presidente da Celebração e os ministros ao aproximarem-se do altar deverão fazer reverência por um breve tempo; prostram-se ou ajoelham-se em sinal de uma humanidade rebaixada e oprimida, mas que ao mesmo tempo sabe ser penitente e implora o perdão dos seus pecados. 

O Pe. Nonato, juntamente com o Pe. Elânio e o Diác. Lucas entraram em procissão e em silêncio prostram-se diante do Altar que estava completamente sem adornos. Logo em seguida aconteceu a Celebração da Liturgia da Palavra, por meio da qual meditamos e rezamos os textos do profeta Is 52,13-53,12/que fala do quarto canto do Servo de Javé: o justo que morreu pelo povo, da leitura aos Hb 4,14-16;5,7-9/apresenta que Jesus viveu a profundeza da desolação humana, mas por sua obediência foi atendido por Deus. 

Por fim, o Pe. Nonato cantou solenemente a Paixão de Jesus, recordando-nos assim o dia em que o próprio Filho de Deus, nascido de Maria como servo de todos, morreu pela remissão de nossos pecados. O dia em que Jesus mostra-se de que jeito ele é Rei e Rei Universal, ao mesmo tempo em que se apresenta como Sacerdote e Mediador único entre Deus e a humanidade. Depois, deu-se prosseguimento a Celebração com o Rito de Adoração da Santa Cruz, onde cada fiel seguiu em procissão para beijar a Santa Cruz (ato seguido de genuflexão ou inclinação profunda).
 

Como nesse dia não há Missa, aconteceu à distribuição da Sagrada Comunhão. Em seguida, todos saíram em procissão e em silêncio com as imagens de Jesus Morto e Nossa Senhora das Dores até a Igrejinha. Observação: logo mais, às 24h (meia-noite), haverá a Celebração da Vigília Pascal/Benção do Fogo, que começará no Santuário de Nossa Senhora das Graças (Alto da Boa Vista) e seguirá em procissão até a Igreja Matriz. 

Galeria de fotos: 
Paróquia São Sebastião
Caderno: CIDADE , IPU , PRINCIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário