quarta-feira, 9 de abril de 2014




Trechos da História do Ipu.

A História de nossa terra tem um cunho verdadeiramente elástico em suas tradições. Alguns ipuenses ilustres, como Eusébio de Sousa, Tomás Corrêa, Abílio Martins e muitos outros que escreveram alguma coisa Sobre a nossa terra, deixaram a margem grandes vultos que prestaram vultosa cooperação no soerguimento da terra de Iracema. A e se respeito achamos que os historiadores não fizeram mesão a essa ilustre personalidade, porque certamente não fazia parte de seus filhos, entretanto, aproveitamos o ensejo para  aqui citarmos alguns trechos da vida de Frei José de  São Lourenço, baseado em informações dando de pessoas fidedignas.

Nas eras de 1700, quando o nosso Ipu se levantava do nada, procedentes do vizinho Estado de Pernambuco, desembarcaram no porto de Acaraú, três frades de nomes, José, Ambrósio e Aniceto, da ordem Franciscana. Naquela época, não existia Estrada de ferro e nem outro meio de locomoção. Da cidade de Acaraú até a nossa terra,era completamente deserto e aqueles três servos de Deus se viram na contingência de fazer a cobertura dessa longa caminhada a pé, em procura do Ipu Grande, pertencente á freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, lugar provincialmente conhecido. Um sofrimento foi imposto aos três caminhantes. Durante a trajetória, dois deles faleceram em consequência de Doença, no lugar “Juré” nas proximidades da cidade de Santa Cruz, hoje Reriutaba. Frei José de São Lourenço foi o escolhido por Deus para palmilhar a terra ipuense. Aqui chegando são e salvo dessa jornada penosa, Frei José, de nacionalidade italiana, veio trazer aos nossos maiores os primeiros confortos espirituais de nossa religião. Dona Ana Maria  Amélia de Andrade Pessoa, uma, das  principais damas do lugar, a qual teve a honra de Hospedar o humilde Servo de São  Francisco, em terras ipuenses.
Dentro de pouco, o Servo de Deus iniciou seu apostolado nesta terra batizando e ensinando adolescentes e adultos num verdadeiro amor a Deus. Tratou logo de melhorar a situação da capelinha de São Sebastião do Ipu Grande, que pertencia á freguesia de São Gonçalo da serra dos Côcos. Frei José vivia modestamente, procurando seguir fielmente, a trilha do bem e ministrar, no Espírito de cada ipuense, os frutos salutares de uma vida melhor nos dias de amanhã.
Cansado e já sentindo o peso dos anos, o monge secular passou a residir na fazenda “Lagoa do Mato” neste município, onde tempos depois, entregou a alma ao criador.
Frei José de São Lourenço, deixou disposições testamentarias em favor de pessoas pobres, escravos e da freguesia do Ipu Grande; conforme consta no primeiro cartório dessa comarca.
Os restos mortais do venerando frade se encontram enterados na sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, nesta cidade, local onde cada Ipuense de mãos postas, deveria prestar um tributo de gratidão aquele que tanto batalhou pela formação moral e religiosa de nossa gente. Frei José de São Lourenço deve ser um marco inesquecível, na história do Ipu. 

Ipu em Jornal 1960.
                                                                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário