sábado, 12 de abril de 2014


A Paróquia de São Sebastião de Ipu realizou na última sexta-feira, dia 11,  a tradicional procissão de Bom Jesus dos Passos que contou com a participação de centenas de fiéis. Esta procissão faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação, morte até seu sepultamento. Neste ano, a procissão teve início na Rua Monsenhor Morais (bairro Nova Aldeota), na residência do Sr. Francisco Vanderlei Soares Mendes.

Na ocasião o Pe. Nonato acolheu a todos e fez um breve comentário sobre a escolha do local, pois como sabemos trata-se de uma Rua completamente desassistida pelo poder público; não tem calçamento e o sistema de iluminação é precário.

 

Depois dos Ritos Iniciais a procissão percorreu algumas ruas de nossa cidade, levando sempre em consideração a meditação das quatorze estações que nos lembram os passos da Paixão de Cristo, a cada estação ocorriam orações e se comentava sobre o tráfico humano, tema da Campanha da Fraternidade 2014. Mesmo com  chuva, raios e trovões o povo permaneceu firme e acompanhou com suas orações todo o percurso programado, que era chegar à Igrejinha de Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha do Quadro).

Ao chegar ao patamar da igrejinha, Pe. Nonato Timbó comentou o descaso para com os moradores da rua Monsenhor Morais :’’Imagine você viver em uma rua cheia de lama e sem energia nas casas, saímos de lá como denúncia e ao mesmo tempo solidariedade’’.

As paradas ocorreram nos seguintes locais:
1.ª Estação – Maria de Fátima Alves Ribeiro, 2.ª Estação – Manoel Ximenes,  3.ª Estação – Marcelo Damasceno e Jandir, 4.ª Estação – Natane e Socorro Marques , 5.ª Estação – Maria Zélia Matos Mororó , 6.ª Estação – Maria do Carmo Lima Nunes , 7.ª Estação – Mansueto Félix de Farias , 8.ª Estação – Moacir e Dôra , 9.ª Estação – Lourdinha Sousa - R. Pe. Feitoza - Centro , 10.ª Estação – Fco Nonato de Lemos e Cícera , 11.ª Estação – Maria das Graças Aires - R. Pe. Feitoza - Centro , 12.ª Estação – Maria Francisca Frota - R. Pe. Feitoza - Centro, 13.ª Estação – Erivelto e Adriana - R. Pe. Feitoza - Centro, 14.ª Estação – Mário Davi e Corrinha - R. Maria Corrêa - Centro, 15.ª Estação – Igrejinha 

História e religiosidade

A Procissão de Passos, celebrada no final da Quaresma ou dentro da Semana Santa, é uma herança portuguesa. Foi instituída por Luís Alves de Andrade no Convento da Graça de Lisboa, em 1587, data da fundação da primeira Irmandade dos Passos na capital de Portugal. 

A cerimônia barroca, marcada pela pompa, chegou às colônias portuguesas, como o Brasil, no século XVII, sendo bastante comum já no início do século seguinte

Nenhum comentário:

Postar um comentário