segunda-feira, 31 de março de 2014


 »  »  » Jovens se preparam para a Paixão de Cristo


Os encontros acontecem todos os fins de semana. Figurinos e cenários foram feitos pelos próprios participantes.A Paixão de Cristo, celebrada neste ano no dia 18 de abril, é uma das datas mais importantes para o cristianismo. E para retratar a Via Sacra percorrida por Jesus Cristo nas suas últimas horas de vida com fidelidade e emoção, o grupo Juvenil Sagrada Família, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Ellery, segue com os ensaios do espetáculo a todo vapor.

Os encontros acontecem todos os fins de semana desde janeiro deste ano, na Associação Comunitária dos bairros Ellery e Monte Castelo. Cerca de 60 crianças e adolescentes participam da encenação, em 15 atos, que na Sexta-Feira Santa sairá da Paróquia em cortejo percorrendo as principais ruas do bairro. Todos os figurinos, cenários, adereços e elementos cênicos foram confeccionados pelos próprios jovens.

Mensagem

O Grupo Juvenil Sagrada Família encena a Paixão de Cristo há sete anos, mas o espetáculo já faz parte do calendário de atividades do bairro há 18. De acordo com o coordenador do grupo, Wescley Sacramento, a Via Sacra sempre faz ligação a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema o "Tráfico Humano", e procura repassar a mensagem de morte e ressurreição de Jesus Cristo e a importância da Páscoa na vida de cada um dos cristãos.

Segundo ele, o projeto se destaca pela grande contribuição de vida social e religiosa para aqueles que participam dele. "Isso é importante para instaurar uma cultura de paz na comunidade, e dizer que a nossa juventude vai muito além das drogas e da violência que está inserida na cidade. Tem gente na periferia que não tem envolvimento com o tráfico, faz cultura de paz e quer mudar outras vidas", ressalta.

Como exemplo, ele cita o caso do jovem Igor de Andrade Lima, que fazia parte do espetáculo há vários anos e faleceu ano passado, na época com 16 anos, atingido por tiros durante uma ação policial após os festejos do pré-carnaval no bairro.

Com força e superação, a mãe do jovem, a zeladora Rilene Silva de Andrade, 47, continua acompanhando os ensaios e preparativos da encenação, que conta com a participação de seu filho mais velho entre os jovens do elenco. "Acho muito importante essa oportunidade, que tira o jovem da violência das ruas", comenta Rilene.

No encontro do Grupo que aconteceu no último dia 22, cerca de 20 jovens compareceram ao ensaio e não mediram esforços para acertar os detalhes do ato que representava a caminhada de Jesus carregando a cruz nas costas. Cada frase e movimento articulados pelos atores era cuidadosamente analisado pelo coordenador do grupo e demais membros da Paróquia, que faziam os ajustes necessários.

Benefícios

No Grupo há seis anos, a estudante Jordana Gomes, 15, interpreta Maria há quatro edições do evento, e era uma das mais concentradas na preparação do espetáculo. A jovem afirma que acredita nos benefícios que uma ação como essa trás para a comunidade. "Gosto de participar, de saber que estou em um projeto da igreja, envolvendo crianças e jovens. Acho importante o espetáculo porque faz a gente lembrar de todos os passos dados por Jesus, todo o sofrimento que ele passou, e assim temos uma melhor visão de mundo, de paz", reflete a adolescente.

RENATO BEZERRA
Repórter
FONTE:DIÁRIODONORDESTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário