sábado, 1 de fevereiro de 2014


Açude Araras secará completamente em 387 dias caso não chova.









O prognóstico da Funceme divulgado dia 21 não foi nada animador. Segundo dados Oficiais do Órgão, a probabilidade de termos chuvas abaixo da média é de 40%, dados preocupantes. Para piorar a situação os reservatórios do estado se encontram com nível muito baixo e o abastecimento público já está prejudicado em alguns municípios. Hoje, dos 144 açudes cearenses, 59 não têm sequer 10% de volume d’água.

No caso do Açude Paulo Sarasate, conhecido como Açude Araras, reservatório que abastece Hidrolândia e outros municípios, a situação é extremamente crítica, o mesmo se encontra com apenas 21,14% de sua capacidade, pior nível dos últimos 20 anos. A situação tende a se fazer imensamente pior caso o inverno de 2014 seja mesmo abaixo da média histórica anual.

Pela média de diminuição do volume de água dos últimos 30 dias, o reservatório perde em média 0,054667% de sua capacidade diariamente. Esse percentual equivale a cerca de 3 centímetros de água  em toda a extensão do açude. Grande parte da perda de água do açude é devido a evaporação, fator que se agravou nos últimos anos devido ao aquecimento global. Outro fator que potencializa a diminuição do nível de água  é o crescimento das cidades que habitam o entorno do açude e a necessidade de deixar as compotas abertas para o abastecimento de cidades localizadas abaixo do açude e mais próximas do mar.

O volume de água atual do açude e a probabilidade de uma nova seca torna a situação alarmante para quem se abastece das água do Velho Araras. Cálculos matemáticos considerando a média de diminuição diária do açude dos últimos 30 dias(0,54667%) e o volume atual do Açude 188.400 hectômetros cúbicos (21,14%) aponta números desanimadores. Continuando assim, o Araras secará completamente em apenas 387 dias, pouco mais de um ano, caso não chova em 2014 de forma de aumente o volume do açude.  Em outras palavras se em 2014 o inverno for igual ao de 2013, o Araras corre um sério risco de secar completamente.

A situação só ficou tão ruim no final de 1993, quando o açude beirou os 18% de sua capacidade, mas em 93 existia a possibilidade de um bom inverno em 94(como de fato foi), além disso em 93 o Araras estava secando em um ritmo mais lento, cerca de 0,25% da sua capacidade diária (1 centímetro por dia). A realidade é que necessitamos urgentemente de chuva, ou teremos sim o 4º maior reservatório do Estado completamente vazio. Essa é uma possibilidade matemática e infelizmente muito próxima.

 Em entrevista ao Jornal O Povo, André Mavignier, chefe de monitoramento de recursos hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) orientou que, “precisamos começar a economizar água”. A recomendação de André já virou chavão em cidades do interior do Ceará, Na maioria das cidades, já não existe outra saída. O açudes estão secando rápido demais, o que levanta a preocupação sobre o abastecimento para consumo humano nos próximos dias. André reconheceu que os açudes podem esvaziar completamente. Economizar água é a nossa única saída.

Fonte: Hidrolândia Notícias (Texto e Cálculo: Paulo Junior Gomes baseado em dados OFICIAIS da Funceme e da COGERH. Citação da Fala de André Mavignier  Chefe de Monitoramento de Recursos Hídricos disponível no Jornal O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário