segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A "Trilha" assim como a "Caminhada ecológica" são classificadas como esporte de aventura. De um modo geral essas atividades, podem ser feitas por pessoas saudáveis mesmo que não sejam praticantes regulares, pois não estão entre as atividades ou locais que exigem extremo esforço físico, sendo assim muitas delas acessíveis aos iniciantes, desde que orientadas por um instrutor experiente.

A cidade de Ipu, distante 296 Km da capital, assim como o seu interior principalmente na região de serrana, por sí só apresenta cenários magníficos ligados às belezas naturais. Só o fato de visita-los e contempla-los propopicia momentos de imensa satisfação e lazer.

Participantes da II Trilha de São Sebastião
E pensando nisso que o professor Marcos Sampaio realizou em Ipu o 2º ano do projeto "Trilhas de São Sebastião" a homenagem  ao santo foi dada pela mês em que se realiza o projeto e pelo fato religioso das terras pertencerem ao santo.

Nesse ano o numero de participantes superou o do ano passado e o cenário escolhido foi a "Trilha do Corrente" uma das trilhas oficiais do município de Ipu que assim como a da lasca da velha realizada no primeiro ano do projeto, representa um fato histórico dos antepassados do município de Ipu.

Para o idealizador do projeto que recebe o apoio da ONG Bio Diversidade e o incentivo de empresas privadas o objetivo principal da ecoaventura é "Promover a integração do esporte natureza, promovendo o fortalecimento do esporte, proporcionado um local adequado para o desenvolvimento sustentável do povo desta forma transformando a realidade societal dos ibiapabanos."

Um dos momentos onde se pode tomar um banho de cachoeira
A trilha que inicia oficialmente na localidade de Taperinha, a 2km da margens da CE-187, próximo ao Distrito de Várzea do Giló é um percurso de aproximadamente 9 km composto de mata atlântica e cheio de cachoeiras. O nome Trilha do Corrente é dado devido a localidade ser conhecida por corrente. Ao fim da caminhada pela trilha, chega-se na localidade de São José dos Martins, região também de serra. Durante o trajeto é possível ter vistas da cidade em duas alturas, em uma das paradas na beira do precipício é possível ter uma visão de um lado da cidade cortado por um imenso paredão. (foto abaixo).

Em outro momento após uma certa caminhada em subida é possível de cima de uma pedra ter uma vista de cima do distrito de Várzea do Giló, um dos maiores distritos da cidade de Ipu. (foto abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário