terça-feira, 24 de dezembro de 2013



AMIGOS IPUENSES
“SEU RIOMAR”
A felicidade contagiou toda a família Fonteles pela indicação do nosso patriarca Riomar Fonteles para ser homenageado (in memorian) com a comenda de Prata pela AFAI- Associação dos Filhos e Amigos do Ipu. A simples indicação já nos orgulha muito, mesmo cientes que outros grandes ipuenses também estão indicados e merecem a homenagem. Será uma votação muito difícil para os Diretoria e Conselheiros da AFAI. Todos são merecedores.
QUEM FOI RIOMAR FONTELES
Riomar Fonteles foi acima de tudo um Ipuense. Amava a cidade em que nasceu como ninguém. Nela viveu uma infância bem pobre, mas bem feliz; uma juventude cheia de alegria desbravando as riquezas naturais da época, ingressando na vida adulta já com a responsabilidade de contribuir com o parco orçamento da família do Sr. Manoel Fonteles, casado pela segunda vez com Dona Alina em função da morte da primeira esposa, Dona Maria José.  Eram 16 filhos no total, sendo 8 de casamentos.
Apesar das dificuldades, o quarteto Riomar, Jaime, Milton e Otávio (do primeiro casamento), eram conhecidos na época como “os prontinhos”, pela maneira elegante como se vestiam a base de gabardine (Gabardine é um tecido têxtil robusto com o seu fio muito junto, utilizado para o fabrico de fatos, sobretudos, calças, uniformes, quebra-ventos e outro vestuário)
Nesta época, (Décadas de 1940/1950) “os prontinhos”, percorriam as cidades e localidades mais longínquas da serra e do sertão levando diversão às suas populações com o cinema mudo. O transporte da época era feito num jumento. E a cangalha levava de um lado a máquina de passar os filmes e de outro o motor a gasolina. O filme era um só, mas nunca me contaram qual era. Tenho quase certeza de que era um desses clássicos de Charles Chaplin. Qual deles: Tempos Modernas Luzes da Ribalta, O Garoto, Em Busca do Ouro, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta.  Na minha intuição eram tempos modernos (1936). O que era falar em tempos modernos naquela década? Acho que ele o viveu naqueles tempos.
 Depois do cinema, aprendeu a arte de fotografar. Começou com o lambe-lambe (A fotografia como meio de expressão e registro de uma época fez surgir uma série de novas profissões. O avanço das descobertas químicas, mecânicas e eletrônicas aperfeiçoou os processos e melhorou os resultados tornando-os mais precisos ao longo da história recente deste advento, uma vez que a primeira imagem fotográfica foi realizada em 1838) Fonte: elciomello. wordpress.com/.../
Não sei quem começou primeiro: Meu pai ou o Sr. Waldemar Feitosa. Eram os únicos fotógrafos da época. O nome do nosso foto era o Fotomar, nome bem sugestivo. Depois da velha lambe-lambe, o Fotomar se modernizou com a aquisição de uma máquina Yashica e um ampliador, adquiridos na antiga Aba Film, do Sr. Antônio Albuquerque, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1.000, em Fortaleza. O Ipu ficava muito à frente de todas as cidades vizinhas. Moradores das cidades de São Benedito, Guaraciaba, Ipueiras, Reriutaba, Batoque (hoje Hidrolândia), Araras (hoje Varjota), se deslocavam para a nossa terra para serem fotografados pela máquina moderna do “seu” Riomar Um orgulho para nossa cidade.
Enfim, foi com essa vivência e esse aprendizado com a fotografia, que consegui o meu primeiro emprego: fotógrafo do jornal O ESTADO, aonde cheguei a acumular as funções de Diretor-Editor e Diretor-Industrial durante 22 anos.
Em 1958, o “seu Riomar” fundou a primeira loja de peças para carros da região que fica nas  cidades já citadas, além de uma filial na cidade de Tianguá, tendo como sócio o seu inseparável amigo José Diniz, comanda atualmente por um de seus filhos.
Já a Auto Peça Ipuense de nossa cidade atualmente tem como proprietário o seu filho mais novo, Alfredo Alves Fonteles.
Em dezembro de 1992, o Seu Riomar deu adeus a este mundo e foi para junto do Pai. Seu exemplo de um lutador, de honestidade, bom caráter, excelente pai, avô e amigo ficaram. E essas qualidades nós, Mamãe (Sezinha), Helenilda, Eliete, Hélio (e saudosa memória), Alfredo, netos e bisnetos procuramos seguir nessa vida.

FRAN ERLE FONTELES
(CHICO DO RIOMAR)



Nenhum comentário:

Postar um comentário