terça-feira, 17 de dezembro de 2013




Missa do Galo
A "Missa do Galo", também conhecida por "Missa da Meia-Noite", um costume surgido no século V, é celebrada nesse horário porque, segundo a tradição, foi nessa hora que Jesus nasceu, na noite de 24 para 25 de Dezembro.
A partir do ano 330, a igreja romana celebra o nascimento de Jesus a 25 de dezembro porque é o dia do solstício do inverno romano e , nesse dia , os pagãos festejavam o natal do Deus-Sol , Natalis Invictus , tendo sido por isso que os romanos passaram a celebrar, nessa data , a festa da posse do "Deus-Imperador", Constantino , que era cristão e , por isso ,  substituiu essas festas pagãs, que cultuavam o Sol , pela festa do Natal do Sol da Justiça e da Luz do Mundo: Jesus Cristo.
E , como preparavam a festa do Sol com as festas pagãs , chamadas Saturnais , de 17 a 24 de dezembro, assim surgiu o Tempo do Advento , como preparação para o Natal de Cristo.
Para os católicos romanos, o costume da Missa do Galo começou no ano 400 da nossa era e, nos países latinos, ela é assim chamada porque, segundo a tradição, a única vez que um galo cantou à meia-noite foi quando Jesus nasceu.
No século IV, a comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação até Belém para celebrar a Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus , na hora do primeiro canto do galo , mencionado por Jesus na traição de Pedro ( Mt. 26:34  e  Mc. 14:68-72 ).
Diz uma outra lenda antiga que, antes de baterem as doze badaladas da meia-noite do dia 24 de dezembro, cada lavrador da província espanhola de Toledo matava um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus e, depois , o galo era levado para a igreja a fim de ser oferecido aos pobres que, então , podiam ver melhorado o seu almoço de Natal.
Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume também que se levasse o galo para a igreja, para que ele cantasse durante a missa da meia-noite e, quando isso acontecia, todos ficavam felizes, porque seria prenúncio de boas colheitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário