domingo, 8 de dezembro de 2013


O atendimento na atenção básica de 90 cidades cearenses ganha o reforço de 206 médicos cubanos a partir da próxima segunda-feira, 9. Os profissionais concluíram ontem o módulo de acolhimento e avaliação, iniciado há três semanas na segunda etapa do programa Mais Médicos. Em solenidade, eles foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde. Fortaleza recebe mais 27 médicos, que se somam aos 37 cubanos da primeira etapa. Oito municípios ainda terão de esperar por 18 médicos cubanos, que passarão por mais avaliações para ter aprovação no módulo de Língua Portuguesa.

Os médicos cubanos foram apresentados aos prefeitos e secretários municipais de saúde
Com a segunda etapa, o Ceará passa a ter 150 cidades beneficiadas (81% dos municípios). São 556 médicos atendendo cerca de um milhão e 100 mil pessoas. Segundo o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, o Estado deve ter 866 médicos até março de 2014.

O casal de médicos Pablo Aguero, 50, e Elba Landran, 45, ainda vão enfrentar 305 km de viagem até chegar ao destino onde devem ficar pelos próximos três anos: Frecheirinha. Os dois deixaram a filha de 15 anos em Santiago de Cuba e afirmam que a decisão de vir foi difícil. Mas prevaleceu a vontade de atender a população mais carente. “Fomos educados para servir aos demais e temos a solidariedade como marca da nossa gente”, orgulha-se Pablo, que já foi médico da família no Haiti, na Guatemala e na Venezuela.

Também a cidade de Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza) deve receber três médicos nesta segunda etapa. Eles se unem aos dois médicos já enviados ao município, devendo integrar equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Priorizamos os distritos afastados, de onde é difícil se locomover até a sede”, afirma o prefeito Fabiano Lobo (PMDB). Recebem os cubanos os distritos de Macaraú e Saco do Belém. Na sede, o bairro Flores será beneficiado. “Já temos o médico no distrito de Lisieux, que tem muita experiência e vai ao encontro da comunidade”, relata Lobo.

A experiência é nova para os habitantes de Palhano (a 150 quilômetros da Capital). A cidade não foi contemplada na primeira etapa do programa e agora aguarda o primeiro médico cubano. De acordo com a secretária municipal de saúde, Izeuda Lima, ele deve integrar a equipe do PSF na sede do município. Para recebê-lo, a secretária afirma já ter providenciado a moradia e a alimentação, conforme a responsabilidade assumida em cada município participante do programa.

Saiba mais

Os médicos são encaminhados aos municípios a partir da próxima segunda-feira. Até que recebam o registro profissional concedido pelo Ministério da Saúde, eles devem ser acolhidos pelos gestores e conhecer as cidades onde atuarão.
 
A terceira etapa tem inscrições até a próxima segunda-feira, 9, para profissionais formados no Brasil, e até o dia 13 para estrangeiros. Até esta última data os municípios devem informar a necessidade por profissionais. “De acordo com a demanda dos municípios, poderemos fazer uma quarta ou quinta etapa do programa até março”, anuncia o secretário.

Cidades que receberão médicos

Acaraú; Acopiara; Altaneira; Alto Santo; Aracati; Ararendá; Barroquinha; Baturité; Bela Cruz; Boa Viagem; Brejo Santo; Camocim; Canindé; Cariré; Cariús; Caucaia; Chaval; Choró; Crateús; Ererê; Forquilha; Fortaleza; Fortim; Frecheirinha; Graça; Granja; Groaíras; Guaramiranga; Hidrolândia; Ibiapina; Icapuí; Iguatu; Independência; Ipu; Ipueiras; Iracema; Irauçuba; Itaiçaba; Itapagé; Itapipoca; Itarema; Itatira; Jaguaribara; Jaguaribe; Jaguaruana; Jijoca de Jericoacoara; Limoeiro do Norte; Maranguape; Martinópole; Meruoca; Mombaça; Monsenhor Tabosa; Morada Nova; Morrinhos; Mulungu; Nova Russas; Novo Oriente; Pacajus; Pacujá; Palhano; Palmácia; Parambu; Pereiro; Pires Ferreira; Poranga; Porteiras; Potiretama; Quiterianópolis; Quixadá; Quixeré; Reriutaba; Russas; Saboeiro; Santa Quitéria; São Benedito; São Gonçalo do Amarante; São Luís do Curu; Senador Pompeu; Sobral; Solonópole; Tabuleiro do Norte; Tamboril; Tauá; Tianguá; Tururu;Ubajara; Umirim; Uruoca; Várzea Alegre; Viçosa do Ceará.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário